Pesquisar
Close this search box.

A Tradição dos Orixás: Valores Civilizatórios Afrocentrados

A Tradição dos Orixás: Valores Civilizatórios Afrocentrados

Por: Iêda Leal

Estamos apresentando este livro e documentários do mesmo título a ativistas dos diferentes movimentos sociais, praticantes da fé religiosa, professores, estudantes e público em geral com interesse em conhecer uma experiência política desenvolvida entre os anos 1980 e 1990, na região da Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro, que uniu o movimento negro e os Terreiros para o enfrentamento do racismo religioso.

Os autores são os professores Luís Claudio de Oliveira da UERJ, doutor em Memória Social, e Edlaine de Campos Gomes, da UNIRIO, doutora em Antropologia Social. Eles reúnem material desde 2010 – em documentos escritos e em depoimentos, além de fotografias, muitas inclusive feitas pelo professor João Bodê, da UERJ, que compõem o registro do Projeto Tradição dos Orixás.

No centro da pesquisa está a trajetória do seu principal idealizador, o baiano Jayro Pereira, ex-seminarista, filósofo e teólogo, nascido na ilha de Itaparica, Bahia, que chega à capital fluminense em 1985.

O aspecto principal explorado pelos pesquisadores é a metodologia empregada pelo grupo de ativistas do movimento negro junto às Comunidades de Terreiros. Partindo da reconstrução oral daqueles que participaram do Projeto, evidenciam que a sua consecução teve como motor a mobilização dos adeptos contra os ataques racistas do fundamentalismo cristão neopentecostal.

Mas, para essa mobilização os seus interlocutores junto à mídia, aos demais movimentos sociais e às instituições do poder público propunham a educação política no interior dos Terreiros. Disto resultou a realização de mais de uma dezena de Encontros Regionais da Tradição dos Orixás e outros dois de dimensão estadual.


Iêda Leal
Tesoureira do SINTEGO; Secretaria de Combate ao Racismo da
CNTE; Conselheira do Coordenadora Nacional do Movimento Negro
Unificado – MNU; Vice-Presidenta da CUT-GO.

Block

Salve! Pra você que chegou até aqui, nossa gratidão! Agradecemos especialmente porque sua parceria fortalece  este nosso veículo de comunicação independente, dedicado a garantir um espaço de Resistência pra quem não tem  vez nem voz neste nosso injusto mundo de diferenças e desigualdades. Você pode apoiar nosso trabalho comprando um produto na nossa Loja Xapuri  ou fazendo uma doação de qualquer valor pelo PIX: contato@xapuri.info. Contamos com você! P.S. Segue nosso WhatsApp: 61 9 99611193, caso você queira falar conosco a qualquer hora, a qualquer dia. GRATIDÃO!

0 0 votos
Avaliação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Parcerias

Ads2_parceiros_CNTE
Ads2_parceiros_Bancários
Ads2_parceiros_Sertão_Cerratense
Ads2_parceiros_Brasil_Popular
Ads2_parceiros_Entorno_Sul
Ads2_parceiros_Sinpro
Ads2_parceiros_Fenae
Ads2_parceiros_Inst.Altair
Ads2_parceiros_Fetec
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

REVISTA

REVISTA 113
REVISTA 112
REVISTA 111
REVISTA 110
REVISTA 109
REVISTA 108
REVISTA 107
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

CONTATO

logo xapuri

posts recentes