O céu fica na cabeça de um sapo grande

Por: Tarinu Yudjá

Eu pensava: por que a chuva tem água?

Peerguntei ao meu pai, ele me falou

que a água é quem faz a chuva,

que a chuva tem gelo.

Ficava pensando:

o que tem na chuva que faz barulho?

Será que é o pai da chuva?

Eu pensava: o que segura o céu?

Meu pai me disse: o céu fica na cabeça de um sapo grande,

Eu pensava: quem fez a água?

Essa água é trabalho do nosso pai.

Essa água fica no seco igual garrafa.

Daí eles bateram na garrafa, ela quebrou e virou água.

Para celebrar o Abril Indígena, compartilhamos este lindo texto de Tarinu Yudjá, publicado em “Geografia Indígena” – MEC/SEF-ISA, Brasília, 1988. 

SOBRE OS YUDJÁ:  Canoeiros, os Yudjá são antigos habitantes das ilhas e penínsulas do baixo e médio Xingu, um dos rios mais importantes da Amazônia meridional, atualmente ameaçado por projetos de implantação de complexos hidrelétricos. Há cerca de cem anos, este povo acha-se separado em dois grupos por uma enorme distância. Uma parte vive na região de ocupação muito antiga, o médio Xingu, na tão diminuta Terra Indígena Paquiçamba e adjacências não contempladas pelo reconhecimento oficial, bem como em Altamira (Pará). A outra parte vive no alto curso do mesmo rio, na área do Parque Indígena do Xingu (PIX) criado em 1961, no estado do Mato Grosso. Fonte: https://pib.socioambiental.org/pt/Povo:Yudj%C3%A1/Juruna. Foto interna: Marcelo Soubhia-ISA.

ANOTE:  Este site é mantido com a venda de nossas camisetas. É também com a venda de camisetas que apoiamos a luta de movimentos sociais Brasil afora. Ao comprar uma delas, você fortalece um veículo de comunicação independente, você investe na Resistência. Visite nossa Loja Solidária: https://www.xapuri.info/loja-solidaria. Em Formosa, encomendas com Geovana: 61 9 9352 9191. Em Brasília, com Janaina: 61 9 9611 6826.

Camiseta Krenak: https://www.xapuri.info/produto/camiseta-krenak/

Comentários

%d blogueiros gostam disto: