Quero de volta minha história, roubada ela foi de mim e ainda precisa ser encontrada

Por Neymar Ricardo Santos da Silva/ Portal Geledés

Quero minha história de volta, não aquela de que me curvei passivamente. Quero a história verdadeira, da luta de minha gente e resistência desde sempre.

Quero minhas heroínas e heróis, as indumentárias, honrarias e tudo mais. Quero minha língua, religião e sabedoria. Quero de volta o nome de meus ancestrais.

Quero entender a lógica e a filosofia dos meus, a matemática e medicina que em nossa Terra Mãe nasceu. Não quero a ignorância e alienação que me vendeu.

Não preciso que me dê, não preciso de sua benção ou emancipação. Como os que vieram antes de mim, lutarei e tomarei de volta com minhas próprias mãos.

E se não conseguir a tempo, não tem problema, pois os que vierem após meu ser, trarão em seus DNAs, a mesma vontade de lutar e retomar o que a muito nos fora brutalmente tirado, no passado, e o que ainda nos toma no presente.

Nossos jovens, nossas mães, nossos templos, nossas matas e águas. Quero tudo de volta, quero já, vou buscar.

Fonte: Portal Geledés 

Salve! Este site é mantido com a venda de nossas camisetas. É também com a venda de camisetas que apoiamos a luta do Comitê Chico Mendes, no Acre, e a do povo indígena Krenak, em Minas Gerais. Ao comprar uma delas, você fortalece um veículo de comunicação independente, você investe na Resistência. Comprando duas, seu frete sai grátis para qualquer lugar do Brasil. Visite nossa Loja Solidária, ou fale conosco via WhatsApp: 61 9 9611 6826.

Leave a Reply

Your email address will not be published.