Pesquisar
Close this search box.

Hidroponia

HIDROPONIA

Jack Soifer

No Norte da Europa, principalmente na Holanda, Escandinávia e Norte da Alemanha, o consumidor paga mais para ter garantias de hortigranjeiros saudáveis. Um nicho que devemos explorar melhor.

Temos poucos bons exemplos em Portugal. A Horta d’Agua vende hortícolas vivos com raiz, que tem no seu ADN produtos naturais. Ela alia a tecnologia de ponta às boas práticas agrícolas, e vende alfaces verdes e roxas, frisada, multifolhas e lisas. Também acelgas, nabiças, agrião e aromáticas como manjericão, hortelãs e rúcula.

A hidroponia reduz o uso de água, preserva os solos e o equilíbrio ambiental. Aproveita o sol e a luz natural; as estufas protegem as culturas. A horta é ergonómica, suspensa acima do solo fora do alcance de insetos rastejantes. O solo está coberto com uma tela que impede plantas infestantes. A água e os nutrientes circulam nas hortas, estando sempre disponíveis para as plantas; é reciclada. Estas absorvem só o que lhes é necessário ficando o restante em circulação. Não há resíduos e o desperdício orgânico é utilizado para alimentação animal.

A energia consumida em 80% vem de fontes renováveis. A produção tem certificação B2B Global GAP e HALAL. Esta última é para uso em restaurantes e lares islâmicos, que pagam bem.

Os hortícolas por terem raiz e não sofrerem cortes na colheita, mantêm a frescura, aroma e sabor até ao seu consumo; duram mais. Basta manter as raízes húmidas. É a forma natural de consumir legumes.

“Apesar do imenso potencial de exportação, são raros os agricultores tecnológicos que recebem apoio dos programas como o 2020. Unidades como esta poderiam totalizar uns 200 milhões/ano em exportações”

Os não lavados, embalados imediatamente após a colheita, sem o stress da lavagem industrial, mantém as suas características organoléticas até ao momento do consumo.

A Horta d’Agua foca na alimentação saudável, sustentabilidade, valorização dos alimentos e gestão dos recursos ambientais. Realiza ações com escolas para difundir este modo de agricultura natural e tecnológica.

Apesar do imenso potencial de exportação, são raros os agricultores tecnológicos que recebem apoio dos programas como o 2020. Unidades como esta poderiam totalizar uns 200 milhões/ano em exportações.

 

 

0 0 votos
Avaliação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Parcerias

Ads2_parceiros_CNTE
Ads2_parceiros_Bancários
Ads2_parceiros_Sertão_Cerratense
Ads2_parceiros_Brasil_Popular
Ads2_parceiros_Entorno_Sul
Ads2_parceiros_Sinpro
Ads2_parceiros_Fenae
Ads2_parceiros_Inst.Altair
Ads2_parceiros_Fetec
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

REVISTA

REVISTA 114
REVISTA 113
REVISTA 112
REVISTA 111
REVISTA 110
REVISTA 109
REVISTA 108
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

CONTATO

logo xapuri

posts recentes