Lavar alimentos com bicarbonato de sódio elimina agrotóxicos em até 96%

Se você anda preocupado com o agrotóxico presente em frutas, legumes e verduras que você e a sua família consomem, e não tem acesso fácil a alimentos orgânicos, preste atenção à dica mais simples e valiosa de todas: lavar os alimentos com água e bicarbonato de sódio é a forma mais eficaz de eliminar os agrotóxicos presentes neles. Você sabia dessa?

A informação surgiu a partir de um estudo realizado na Universidade de Massachusetts, nos EUA. Os testes foram feitos com maçãs, não por acaso a fruta que apresenta os maiores níveis de resíduos de pesticidas, segundo o Environmental Working Group. Após ficarem imersos por 15 minutos em água com bicarbonato, os exemplares testados apresentaram 96% menos agrotóxicos. Não é incrível?

Se você quiser colocar a dica em prática em casa, o ideal é colocar 10 gramas de bicarbonato de sódio por litro de água usado para imergir o alimento e deixá-lo descansar nessa solução por 15 minutos. Em seguida, é importante ainda lavar as comidas em água com vinagre, a fim de matar também os germes que podem conter. E, claro, no caso de frutas e legumes, é sempre preferível descascá-los antes de consumir, uma vez que os agrotóxicos se concentram em maior quantidade na casca desses alimentos.

Sabemos que a grande maioria dos alimentos que consumimos hoje, com exceção dos orgânicos, não estão livres de agrotóxicos, assim como já descobrimos que o consumo contínuo de produtos com esta substância acarreta distúrbios e diversas doenças. Sendo assim, vale colocar em prática esta dica simples e eficiente.

Fonte: Xapuri Socioambiental

ANOTE:  Este site é mantido com a venda de nossas camisetas. É também com a venda de camisetas que apoiamos a luta de movimentos sociais Brasil afora. Ao comprar uma delas, você fortalece um veículo de comunicação independente, você investe na Resistência. Visite nossa Loja Solidária. Em Brasília, encomendas com Janaina: 61 9 9611 6826. Camiseta Elza Soares.

Comentários

%d blogueiros gostam disto: