Mas, de lá para cá, a destruição avançou rápido e hoje já engoliu 18% da floresta. Pesquisadores garantem que se o desmatamento da Amazônia chegar a 20% seria o abismo climático, um caminho sem volta. Isso porque o equilíbrio do bioma seria perturbado de tal forma, que a floresta não conseguiria mais se recuperar. Isso significa que os serviços que ela nos presta, como a contribuição para regime de chuvas, deixariam de existir. Um destino que pode ser evitado, a depender do modo que você enxerga a situação.

Para alguns, a Amazônia é vista como um espaço vazio a ser desmatado e ocupado, seja para a criação de gado, plantação de monoculturas ou para a extração de minério para satisfazer a ganância de uns poucos. Para outros, entretanto, é nada menos que a chave para o futuro. Para nós, será sempre a segunda opção e é isso que nos inspira a protegê-la.

Faça parte você também. A Amazônia é sua, é nossa, é de todos nós!

Indígenas: Vincent Carelli/ISA/Vídeo nas Aldeias

Fonte: https://www.greenpeace.org/brasil/blog/a-amazonia-e-sua-e-nossa-e-de-todos-nos/


Salve! Pra você que chegou até aqui, nossa gratidão! Agradecemos especialmente porque sua parceria fortalece  este nosso veículo de comunicação independente, dedicado a garantir um espaço de Resistência pra quem não tem  vez nem voz neste nosso injusto mundo de diferenças e desigualdades. Você pode apoiar nosso trabalho comprando um produto na nossa Loja Xapuri  ou fazendo uma doação de qualquer valor pelo PIX: contato@xapuri.info. Contamos com você! P.S. Segue nosso WhatsApp: 61 9 99611193, caso você queira falar conosco a qualquer hora, a qualquer dia. GRATIDÃO!


Revista Xapuri

Mais do que uma Revista, um espaço de Resistência. Há seis anos, faça chuva ou faça sol, esperneando daqui, esperneando dacolá, todo santo mês nossa Revista Xapuri  leva informação e esperança para milhares de pessoas no Brasil inteiro. Agora, nesses tempos bicudos de pandemia, precisamos contar com você que nos lê, para seguir imprimindo a Revista Xapuri. VOCÊ PODE NOS AJUDAR COM UMA ASSINATURA? 

ASSINE AQUI