Ato Nacional em defesa do Meio Ambiente e da Amazônia será realizado em Marabá

O cacique indígena Raoni Metuktire, conhecido internacionalmente por sua luta pela preservação da Amazônia, já confirmou presença no evento

O Fórum Nacional Permanente em Defesa da Amazônia realiza nesta quinta-feira (17), na cidade de Marabá (PA), o Ato Nacional em Defesa do Meio Ambiente e dos Povos da Amazônia. Já estão confirmados para o evento as presenças de dirigentes nacionais e regionais de entidades acadêmico-científicas e ambientais, de movimentos sociais e sindicais, além de parlamentares federais e estaduais de vários partidos e representantes do governo estadual e municipal. O cacique indígena Raoni Metuktire, conhecido internacionalmente por sua luta pela preservação da Amazônia, já confirmou presença no evento.

A abertura do Ato ocorrerá a partir das 9h com discursos de representantes de entidades que compõem o Fórum, lideranças partidárias e parlamentares, e seguirá com uma mesa de debate com o tema: “O que está por trás dos ataques à Amazônia e quais os desafios da floresta, dos rios, da cultura e dos territórios de seus povos”. O Ato Nacional ainda promoverá uma Caminhada pelo Meio Ambiente no final da tarde, e um Ato Político e Cultural à noite para encerrar a atividade na cidade de Marabá. A abertura e o debate serão realizados no Ginásio Poliesportivo da Folha 16, e o Ato Político-Cultural na Praça da Folha 16, no bairro Nova Marabá.

Os deputados federais Airton Faleiro (PT-PA) e Beto Faro (PT-PA) participam ativamente da organização do evento. Faleiro vai coordenar a mesa de abertura e de escuta dos movimentos sociais, e Faro será um dos coordenadores da mesa de debate.

O evento contará ainda com a presença da presidenta nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), do líder da bancada do Partido na Câmara, deputado Paulo Pimenta (RS), do senador Paulo Rocha (PT-PA) – representando a bancada da Oposição no Senado – além dos deputados federais petistas Carlos Zarattini (SP), Célio Moura (TO), João Daniel (SE) e José Ricardo (AM).

Fórum Nacional Permanente em Defesa da Amazônia

Criado em 28 de agosto na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), o Fórum surgiu como uma resposta à a política antiambiental e antiindigenista do governo Bolsonaro. Além de parlamentares do campo da oposição e partidos, reúne mais de 30 entidades dos movimentos sociais e organizações de classe. Para o coordenador do Fórum, o deputado Airton Faleiro, o evento em Marabá pode servir como inspiração para novas ações.

“Diante dos ataques do governo Bolsonaro ao meio ambiente e aos povos da Amazônia, somos chamados a reagir de forma unificada contra o discurso e atos oficiais que têm encorajado o capital predatório a destruir a Amazônia e o meio ambiente”, afirma Faleiro. Ele também destaca que o Fórum se coloca à disposição de outros estados da região e do restante do País para auxiliar em novas mobilizações.

Confira a programação:

Dia 17 de outubro, a partir das 9h – Marabá, Pará;

– 9h às 12h30, Ginásio Poliesportivo da Folha 16: Mesa de abertura e escuta dos movimentos sociais;

– 14h às 17, Ginásio Poliesportivo da Folha 16: Debate “O que está por trás dos ataques à Amazônia e quais os desafios da floresta, dos rios, da cultura e dos territórios de seus povos”;

– 17h às 18h30, itinerário a ser definido: Caminhada pelo Meio Ambiente;

– 18h30 às 22h, Praça da Folha 16: Ato político-cultural – encerramento.

Fonte:  PT na Câmara

Salve! Este site é mantido com a venda de nossas camisetas. É também com a venda de camisetas que apoiamos a luta do Comitê Chico Mendes, no Acre, e a do povo indígena Krenak, em Minas Gerais. Ao comprar uma delas, você fortalece um veículo de comunicação independente, você investe na Resistência. Comprando duas, seu frete sai grátis para qualquer lugar do Brasil. Visite nossa Loja Solidária, ou fale conosco via WhatsApp: 61 9 9611 6826.

Leave a Reply

Your email address will not be published.