A imagem do Brasil e a política ambiental

Cuidados com o meio ambiente interferem na economia e nas relações diplomáticas

Nas últimas semanas, as notícias sobre o meio ambiente vêm tomando cada vez mais espaço entre as notícias no Brasil e no mundo. Em grande parte, esse interesse repentino foi causado pelo grande aumento de queimadas no mês de agosto, superando a média dos últimos anos.

A Constituição Federal Brasileira estabelece, no artigo 225, que todos os brasileiros têm direito a um meio ambiente ecologicamente equilibrado, podendo ser usado por todo o povo como um bem essencial para a qualidade de vida. No parágrafo 4, também está estipulado que a Floresta Amazônica será utilizada apenas respeitando as condições que assegurem sua preservação e de seus recursos naturais.

Porém, o interesse mundial na política ambiental brasileira, além de considerar o respeito ao meio ambiente, também engloba questões econômicas.

Meio ambiente e economia

Essencial para a manutenção do regime de chuvas em boa parte da América do Sul, a Amazônia também guarda a mais importante biodiversidade do planeta. Frequentemente, cientistas descobrem novas espécies ainda não catalogadas ou novas funções medicinais na fauna e flora da região amazônica.

A falta de cuidados com esse ecossistema, tão importante para todas as nações, fez com que subissem as suspeitas de sanções econômicas e comerciais à produção brasileira.

Exportações de carne, soja e outras matérias-primas foram ameaçadas à medida em que o governo não pôde comprovar para os principais importadores a responsabilidade ambiental na produção ou criação desses bens.

Além disso, um trabalho que vinha sendo feito nos últimos anos para fortalecer a imagem do Brasil como ponto turístico de cenários paradisíacos também se vê ameaçado com o descaso de autoridades e o enfraquecimento de órgãos reguladores.

Ou seja, além de abalar as relações diplomáticas por afirmações polêmicas, o governo brasileiro se viu obrigado a assumir uma política ambiental mais próxima das exigências de tratados internacionais, sob o risco de comprometer ainda mais o planejamento econômico para os próximos anos.

A mudança para uma política ambiental mais responsável, ainda que tardia, é urgente para que o Brasil se posicione como uma potência para o mundo.

Salve! Este site é mantido com a venda de nossas camisetas. É também com a venda de camisetas que apoiamos a luta do Comitê Chico Mendes, no Acre, e a do povo indígena Krenak, em Minas Gerais. Ao comprar uma delas, você fortalece um veículo de comunicação independente, você investe na Resistência. Comprando duas, seu frete sai grátis para qualquer lugar do Brasil. Visite nossa Loja Solidária, ou fale conosco via WhatsApp: 61 9 9611 6826.

Camiseta Krenak

Salve! Este site é mantido com a venda de nossas camisetas. É também com a venda de camisetas que apoiamos a luta do Comitê Chico Mendes, no Acre, e a do povo indígena Krenak, em Minas Gerais. Ao comprar uma delas, você fortalece um veículo de comunicação independente, você investe na Resistência. Comprando duas, seu frete sai grátis para qualquer lugar do Brasil. Visite nossa Loja Solidária, ou fale conosco via WhatsApp: 61 9 9611 6826Camiseta Lula Cadê a Prova 

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published.