Pesquisar
Close this search box.

A imagem do Brasil e a política ambiental

A imagem do Brasil e a política ambiental

Cuidados com o meio ambiente interferem na economia e nas relações diplomáticas

Nas últimas semanas, as notícias sobre o meio ambiente vêm tomando cada vez mais espaço entre as notícias no Brasil e no mundo. Em grande parte, esse interesse repentino foi causado pelo grande aumento de queimadas no mês de agosto, superando a média dos últimos anos.

A Constituição Federal Brasileira estabelece, no artigo 225, que todos os brasileiros têm direito a um meio ambiente ecologicamente equilibrado, podendo ser usado por todo o povo como um bem essencial para a qualidade de vida. No parágrafo 4, também está estipulado que a Floresta Amazônica será utilizada apenas respeitando as condições que assegurem sua preservação e de seus recursos naturais.

Porém, o interesse mundial na política ambiental brasileira, além de considerar o respeito ao meio ambiente, também engloba questões econômicas.

Meio ambiente e economia

Essencial para a manutenção do regime de chuvas em boa parte da América do Sul, a Amazônia também guarda a mais importante biodiversidade do planeta. Frequentemente, cientistas descobrem novas espécies ainda não catalogadas ou novas funções medicinais na fauna e flora da região amazônica.

A falta de cuidados com esse ecossistema, tão importante para todas as nações, fez com que subissem as suspeitas de sanções econômicas e comerciais à produção brasileira.

Exportações de carne, soja e outras matérias-primas foram ameaçadas à medida em que o governo não pôde comprovar para os principais importadores a responsabilidade ambiental na produção ou criação desses bens.

Além disso, um trabalho que vinha sendo feito nos últimos anos para fortalecer a imagem do Brasil como ponto turístico de cenários paradisíacos também se vê ameaçado com o descaso de autoridades e o enfraquecimento de órgãos reguladores.

Ou seja, além de abalar as relações diplomáticas por afirmações polêmicas, o governo brasileiro se viu obrigado a assumir uma política ambiental mais próxima das exigências de tratados internacionais, sob o risco de comprometer ainda mais o planejamento econômico para os próximos anos.

A mudança para uma política ambiental mais responsável, ainda que tardia, é urgente para que o Brasil se posicione como uma potência para o mundo.

 

0 0 votos
Avaliação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Parcerias

Ads2_parceiros_CNTE
Ads2_parceiros_Bancários
Ads2_parceiros_Sertão_Cerratense
Ads2_parceiros_Brasil_Popular
Ads2_parceiros_Entorno_Sul
Ads2_parceiros_Sinpro
Ads2_parceiros_Fenae
Ads2_parceiros_Inst.Altair
Ads2_parceiros_Fetec
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

REVISTA

REVISTA 113
REVISTA 112
REVISTA 111
REVISTA 110
REVISTA 109
REVISTA 108
REVISTA 107
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

CONTATO

logo xapuri

posts recentes