chat Facebook

CNS realiza Encontro Estadual das Populações Extrativistas

Aconteceu nesta sexta-feira,  19/07, às 19h00 na Universidade Federal do Acre – UFAC, em Rio Branco, a abertura do III Encontro Estadual das Populações Extrativistas – CNS. O evento vai até o dia 20/07 e serão discutidos temas de interesse dos moradores da Resex Chico Mendes e de outras áreas protegidas do Estado do Acre.

Por Marcos Dias, desde Rio Branco – reportagem especial para a Revista Xapuri 

No primeiro momento da abertura foi apresentado um vídeo, no qual a atriz Lucélia Santos leu a Carta de Xapuri, documento escrito coletivamente na Semana Chico Mendes, ocorrida de 15 a 22 de dezembro de 2018 e que marcou os 30 anos do assassinato do líder seringueiro.

O evento é de extrema importância nestemomento em que o Brasil e em especial a Amazônia estão sendo atacados pela política selvagem do neoliberalismo e do desmatamento desenfreado.

A presença de representantes das organizações WWF-Brasil, Comissão Pró-índio – CPI, Centro dos Trabalhadores da Amazônia – CTA, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Xapuri – STTR/XP, Coordenação das Organizações Indígenas da Bacia Amazônica- Coica e diretores do CNS é uma mostra de que os “Povos da floresta” (índios, seringueiros, novos extrativistas) estão reorganizando a Aliança feita no início dos anos 80 e a presença de muitos jovens é a certeza de que, como finaliza a Carta de Xapuri, ninguém vai soltar a mão de ninguém e que vai haver resistência e, quem sabe,  novos empates.

Fotos: Marcos Jorge Dias


Block

Salve! Você pode apoiar nosso trabalho comprando um produto na nossa Loja Xapuri ou fazendo uma doação de qualquer valor pelo PIX: contato@xapuri.info. Contamos com você!

P.S. Segue nosso WhatsApp: 61 9 99611193, caso você queira falar conosco a qualquer hora, em qualquer dia. GRATIDÃO!

continua depois da propaganda
Chat Facebook