Por: Marcos Dias, desde Rio Branco – reportagem especial para a Revista Xapuri 

Aconteceu nesta sexta-feira,  19/07, às 19h00 na Universidade Federal do Acre – UFAC, em Rio Branco, a abertura do III Encontro Estadual das Populações Extrativistas – CNS. O evento vai até o dia 20/07 e serão discutidos temas de interesse dos moradores da Resex Chico Mendes e de outras áreas protegidas do Estado do Acre.

No primeiro momento da abertura foi apresentado um vídeo, no qual a atriz Lucélia Santos leu a Carta de Xapuri, documento escrito coletivamente na Semana Chico Mendes, ocorrida de 15 a 22 de dezembro de 2018 e que marcou os 30 anos do assassinato do líder seringueiro.

O evento é de extrema importância nestemomento em que o Brasil e em especial a Amazônia estão sendo atacados pela política selvagem do neoliberalismo e do desmatamento desenfreado.

A presença de representantes das organizações WWF-Brasil, Comissão Pró-índio – CPI, Centro dos Trabalhadores da Amazônia – CTA, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Xapuri – STTR/XP, Coordenação das Organizações Indígenas da Bacia Amazônica- Coica e diretores do CNS é uma mostra de que os “Povos da floresta” (índios, seringueiros, novos extrativistas) estão reorganizando a Aliança feita no início dos anos 80 e a presença de muitos jovens é a certeza de que, como finaliza a Carta de Xapuri, ninguém vai soltar a mão de ninguém e que vai haver resistência e, quem sabe,  novos empates.

Fotos: Marcos Jorge Dias

Salve! Este site é mantido com a venda de nossas camisetas. É também com a venda de camisetas que apoiamos a luta do Comitê Chico Mendes, no Acre, e a do povo indígena Krenak, em Minas Gerais. Ao comprar uma delas, você fortalece um veículo de comunicação independente, você investe na Resistência. Comprando duas, seu frete sai grátis para qualquer lugar do Brasil. Visite nossa Loja Solidária, ou fale conosco via WhatsApp: 61 9 9611 6826. Camiseta Chico Mendes

Leave a Reply

Your email address will not be published.