fbpx

Amazônia: Corrida do ouro ameaça Terras Indígenas e Florestas – Um estudo divulgado pelo Instituto Igarapé  (@igarape_org) na última semana mostra os impactos negativos da mineração ilegal de ouro para as populações indígenas e para a floresta na Amazônia. A alta do preço do metal nos últimos 20 anos impulsionou a demanda e o garimpo irregular na região, trazendo consequências mortais.

Por Sonia Bone Guajajara no Facebook 
De acordo com o levantamento, há 321 minas ilegais nos noves estados que formam a Bacia Amazônica brasileira. A estimativa é que hoje essa indústria rende entre US$ 12 bilhões e US$ 28 bilhões ao ano.

O mapeamento alerta que a contribuição do garimpo para as taxas de desmatamento em territórios indígenas na Amazônia saltou para 23% em junho de 2020, ante 4% em 2017, de acordo com o Sistema de Detecção do Desmatamento em Tempo Real (Deter).

O desmatamento se concentrou em territórios indígenas onde, entre 2018 e 2019, a degradação ambiental causada pela mineração aumentou 107%, relata o estudo.
“A preservação da floresta amazônica é fundamental para que se evite um colapso climático irreversível. Dessa forma, a necessidade de impedir a mineração ilegal e proteger as terras indígenas na Amazônia é mais urgente do que nunca”, afirmam os autores do documento.

Via: @trabalhoindigenista

Extração de ouro em Jamanxin – Pinterest


Salve! Pra você que chegou até aqui, nossa gratidão! Agradecemos especialmente porque sua parceria fortalece  este nosso veículo de comunicação independente, dedicado a garantir um espaço de Resistência pra quem não tem  vez nem voz neste nosso injusto mundo de diferenças e desigualdades. Você pode apoiar nosso trabalho comprando um produto na nossa Loja Xapuri  ou fazendo uma doação de qualquer valor pelo PIX: contato@xapuri.info. Contamos com você! P.S. Segue nosso WhatsApp: 61 9 99611193, caso você queira falar conosco a qualquer hora, a qualquer dia. GRATIDÃO!


E-Book A Verdade Vencerá – Luiz Inácio Lula da Silva

Em entrevista aos jornalistas Juca Kfouri e Maria Inês Nassif, Lula expressa sua indignação com o massacre sofrido ante a farsa da Lava Jato. Imperdível!

COMPRE AQUI

Anúncios