Pesquisar
Close this search box.
Desmatamento na Amazônia

Amazônia: Desmatamento em agosto é 199% maior

Amazônia: Desmatamento em agosto é 199% maior do que mesmo período em 2017

Bem que gostaríamos de dar uma boa notícia. Mas, infelizmente, as árvores da Amazônia continuam a ser derrubadas.

 
Desmatamento na Amazônia
Foto: Kate Evans/Cifor/Creative Commons/Flickr

Mês a mês, em 2018, o desmatamento na Amazônia Legal, área que compreende nove estados brasileiros e corresponde a quase 60% do território nacional, só faz aumentar.
Segundo o boletim mensal do desmatamento da Amazônia Legal (SAD), elaborado pelo Instituto Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), em agosto de 2018, a derrubada de floresta foi 199% maior em comparação ao mesmo mês do ano passado.
No total, o SAD detectou 554 km2 de desmatamento na Amazônia. Neste mesmo período, em 2017, eram 182 km2.
De acordo com o levantamento, os principais responsáveis pelo desmatamento foram Pará (37%), Mato Grosso (20%), Amazonas (19%), Rondônia (16%) e Acre (7%) e Roraima (1%).
As florestas degradadas na Amazônia Legal – quando não há corte raso da vegetação – somaram 118 km2 em agosto de 2018. Pelo menos neste índice houve redução: 70% se comparado ao mesmo período de 2017. O estado do Mato Grosso foi o principal culpado pela destruição: 89% da degradação se deu ali.
Ainda segundo o relatório do Imazon, 55% do desmatamento registrado em agosto último ocorreu em terras privadas ou “sob diversos estágios de posse”. O restante das áreas que teve corte raso de floresta aconteceu em assentamentos de reforma agrária (23%), Unidades de Conservação (18%), , e terras indígenas (4%).
Pelo gráfico abaixo, é possível notar como a taxa de desmatamento na Amazônia, em áreas maiores ou iguais a 10 hectares, vem aumentando desde o começo do ano, principalmente entre os meses de abril e junho. Somente então houve uma leve queda. Por outro lado, a degradação teve uma curva acentuada – para cima – entre junho e julho.
Desmatamento na Amazônia

Os municípios que mais destruíram a floresta foram Lábrea (AM), Porto Velho (RO), São Félix do Xingu (PA), Altamira (PA) e Colniza (MT). Este último, inclusive, ficou marcado por um massacre, em novembro de 2017, quando nove pessoas foram assassinadas brutalmente em uma área rural (leia mais aqui).
Desmatamento na Amazônia

Os alertas de desmatamento e degradação florestal realizados pelo Imazon são gerados pela plataforma Google Earth Engine (EE), com a utilização de imagens de satélites e mapas digitais. Todavia, os índices de deflorestamento da Amazônia publicados pelo instituto não são oficiais. O governo só leva em conta os dados elaborados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que frequentemente apresenta números diferentes aos do Imazon. A discrepância nos resultados se dá ao uso de metodologias distintas de avaliação.

Desmatamento na Amazônia

 
Salve! Pra você que chegou até aqui, nossa gratidão! Agradecemos especialmente porque sua parceria fortalece  este nosso veículo de comunicação independente, dedicado a garantir um espaço de Resistência pra quem não tem  vez nem voz neste nosso injusto mundo de diferenças e desigualdades. Você pode apoiar nosso trabalho comprando um produto na nossa Loja Xapuri  ou fazendo uma doação de qualquer valor pelo PIX: contato@xapuri.info. Contamos com você! P.S. Segue nosso WhatsApp: 61 9 99611193, caso você queira falar conosco a qualquer hora, a qualquer dia. GRATIDÃO!


 E-Book Caminhando na Floresta

Um livro imperdível sobre a experiência do autor na convivência com os seringueiros do Vale do Acre nos tempos de Chico Mendes.
COMPRE AQUI

0 0 votos
Avaliação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Parcerias

Ads2_parceiros_CNTE
Ads2_parceiros_Bancários
Ads2_parceiros_Sertão_Cerratense
Ads2_parceiros_Brasil_Popular
Ads2_parceiros_Entorno_Sul
Ads2_parceiros_Sinpro
Ads2_parceiros_Fenae
Ads2_parceiros_Inst.Altair
Ads2_parceiros_Fetec
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

REVISTA

REVISTA 113
REVISTA 112
REVISTA 111
REVISTA 110
REVISTA 109
REVISTA 108
REVISTA 107
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

CONTATO

logo xapuri

posts recentes