Amazônia sem Lei: Sob o cerco da soja

Por Ciro Barros e José Cícero da Silva

ESPECIAL: AMAZÔNIA SEM LEI

No planalto santareno, demarcação de áreas indígenas e quilombolas se arrasta por décadas, o que vem aumentando as tensões com fazendeiros da região

Na região do planalto santareno, zona rural de Santarém (PA), comunidades indígenas e quilombolas lutam pela demarcação de suas terras enquanto as plantações de soja e milho corroem o restante de mata nativa que resta na região e a demarcação das terras caminha a passos lentos. Além das lavouras de grãos, as comunidades temem que dois complexos portuários tragam mais impactos negativos à região. Enquanto isso, os conflitos seguem em alta, tendo sido testemunhados in loco por uma comitiva de delegados da Comissão Interamericana de Direitos Humanos em novembro de 2018.

Arte: Julio Falas
Trilha sonora: Jingle Punks
Coordenação e edição: Marina Amaral e Thiago Domenici

Fonte: Agência Pública

Block

Salve! Pra você que chegou até aqui, nossa gratidão! Agradecemos especialmente porque sua parceria fortalece  este nosso veículo de comunicação independente, dedicado a garantir um espaço de Resistência pra quem não tem  vez nem voz neste nosso injusto mundo de diferenças e desigualdades. Você pode apoiar nosso trabalho comprando um produto na nossa Loja Xapuri  ou fazendo uma doação de qualquer valor pelo PIX: contato@xapuri.info. Contamos com você! P.S. Segue nosso WhatsApp: 61 9 99611193, caso você queira falar conosco a qualquer hora, a qualquer dia. GRATIDÃO!

Block

Salve! Você pode apoiar nosso trabalho comprando um produto na nossa Loja Xapuri ou fazendo uma doação de qualquer valor pelo PIX: contato@xapuri.info. Contamos com você!

P.S. Segue nosso WhatsApp: 61 9 99611193, caso você queira falar conosco a qualquer hora, em qualquer dia. GRATIDÃO!

continua depois da propaganda
Block

Mais do que uma Revista, um espaço de Resistência. Há seis anos, faça chuva ou faça sol, esperneando daqui, esperneando dacolá, todo santo mês nossa Revista Xapuri  leva informação e esperança para milhares de pessoas no Brasil inteiro. Agora, nesses tempos bicudos de pandemia, precisamos contar com você que nos lê, para seguir imprimindo a Revista Xapuri. VOCÊ PODE NOS AJUDAR COM UMA ASSINATURA?

P.S. Segue nosso WhatsApp: 61 9 99611193, caso você queira falar conosco a qualquer hora, em qualquer dia. GRATIDÃO!

continua depois da propaganda