Conheça a Jiboia Arco-Íris, espécie rara da Amazônia
 
Conheça a Jiboia Arco-Íris, espécie rara da Amazônia – A jiboia arco-íris (Rainbow boa) também conhecida como Salamanta ou Jiboia vermelha,  tem esse nome por refletir as cores do arco-íris quando exposta a uma iluminação mais intensa, particularmente quando exposta ao sol.
 
Por ser classificada como serpente não peçonhenta, de dentição áglifa, que é a dentição que não apresenta presas inoculadoras de veneno, da família Boidae – a mesma das demais jiboias e da sucuri, esse animal da espécie  Epicatres cenchria, embora um pouco mais agressivo, é muito apreciado e alcança altos valores no mercado como animal doméstico (pet).

Até 2008, o Brasil só conhecia uma espécie da Epicrates cenchria.  Foi nesse ano que os pesquisadores Paulo Passos e Ronaldo Fernandes publicaram um artigo científico onde revisaram toda a espécie e reorganizaram as nove subespécies em cinco espécies.

Segundo essa nova classificação, das cinco espécies, quatro ocorrem no Brasil: Jiboia arco-íris da Amazônia (Epicrates cenchria), jiboia arco-íris da Caatinga (Epicrates assisi), jiboia arco-iris do Cerrado (Epicates crassus) e jiboia arco-íris do norte (Epicrates maurus). 

Podendo alcançar até 2, 2 metros, a Epicrates cenchria é a maior das jiboias arco-íris.  Ela alimenta-se de pequenos animais, incluindo aves, mamíferos e anfíbios. Nos criatórios de cativeiro, por uma questão de praticidade e controle sanitário, em geral é alimentada com pequenos roedores.

As jiboias arco-íris são serpentes vivíparas  que, em geral, tem de 15 a 25 filhotes, mas podem chegar até 35. Seus hábitos de vida incluem uma  existência semiarborícola, com maior atividade no período noturno. Essas lindas serpentes vivem entre 25 e 30 aos.

Fonte: MUSA/Amazonas – Fotos: Megacurioso

Block

Salve! Pra você que chegou até aqui, nossa gratidão! Agradecemos especialmente porque sua parceria fortalece  este nosso veículo de comunicação independente, dedicado a garantir um espaço de Resistência pra quem não tem  vez nem voz neste nosso injusto mundo de diferenças e desigualdades. Você pode apoiar nosso trabalho comprando um produto na nossa Loja Xapuri  ou fazendo uma doação de qualquer valor pelo PIX: contato@xapuri.info. Contamos com você! P.S. Segue nosso WhatsApp: 61 9 99611193, caso você queira falar conosco a qualquer hora, a qualquer dia. GRATIDÃO!

continua depois da propaganda