Francisca Nawa ancestralizou. Coiab emite Nota de Pesar
 
Nós da Revista Xapuri nos somamos em pesar pela morte da anciã Francisca Nazaré da Costa Nawa, ancestralizada nesta quinta-feira, 27 de janeiro. Toda nossa solidariedade à família e comunidade de dona Chica, ao povo Nawa e a todos os povos indígenas da Amazônia  e do Brasil. 
 
NOTA DE PESAR DA COIAB
Francisca Nazaré da Costa Nawa – Povo Nawa
 
A Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab) informa e lamenta com profunda tristeza a morte de Francisca Nazaré da Costa Nawa, mais conhecida como Chica do Celso, 88 anos, do povo Nawa. Chica do Celso faleceu ontem, 27, no Hospital do Juruá, em Cruzeiro do Sul/Acre.
 
A líder indígena, aos seus 64 anos, lutou pelo reconhecimento étnico frente a narrativa oficial de “extinção” do povo Nawa. Sempre esteve à frente das mobilizações do povo na luta pelo território, puxando com sabedoria a mobilização pela demarcação da Terra Indígena Nawa, no Parque Nacional da Serra do Divisor, em Mâncio Lima/AC.
 
A líder não viu a terra ser demarcada mas formou muitos guerreiros para a luta, quando aos 64 anos estampou vários jornais na região afirmando que Mariruni, sua avó, não era “a última sobrevivente Nawa”, mas sim a primeira, a partir da qual o povo passou pela transformação.
 
Chica do Celso, deixa uma floresta toda em pé! Germinando em cada um do povo Nawa a semente da resistência frente às violências que o povo sofreu em 175 anos de contato.
 
Neste momento de dor e sofrimento, nos solidarizamos com todos os seus familiares, amigos, todos do povo Nawa. Que os encantados a recebam em seus braços e que seu legado de luta permaneça vivo por gerações.
 
A líder indígena deixou 5 filhos, 37 netos, 25 bisnetos e 4 tataranetos.
 
Amazônia, Brasil, 28 de janeiro de 2022.
 
Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira
 
Imagem: Prefeitura de Mâncio Lima. Card da Coiab editado na capa por questão de espaço. 
Block

Assine a revista Xapuri Socioambiental e contribua para nosso projeto de resistência e solidariedade

[instagram-feed] [instagram-feed]