Na Guiana, um pequeno país da América do Sul ainda com 80% de seu território de 230.000 km2  coberto por florestas, o impacto do  desmatamento está cada vez mais presente na vida de sua relativamente pequena população de 735.000 pessoas.

Destes 735.00 indivíduos, cerca de  9 mil são do povo Wapichana, uma comunidade indígena vivendo na parte sul do país, onde as florestas estão constantemente ameaçadas.  Não obstante a dificuldade de resposta por parte do governo federal, os Wapichana têm buscado suas próprias maneira de combater o desmatamento,  uma vez que, segundo os Wapichana,  as autoridades guianenses sempre alegam dúvidas quanto ao corte das árvores em terras indígenas.

Recentemente, esse povo indígena da Amazônia, descobriu o instrumento que mudou essa história. Integrantes da comunidade Wapichana construíram, por meio de vídeos no Youtube, um drone com câmera montada que registrava imagens de pessoas desmatando. As gravações se tornaram evidências que foram então levadas para o governo do país.

Agora, o drone tem sobrevoado as florestas por alguns meses, e a luta contra o desmatamento continua. De acordo com a revista Quartz, os Wapichana estão otimistas que o novo presidente do país, eleito no último ano, irá trabalhar junto com a comunidade para combater as práticas ilegais de desmatamento.

“Somos guardiões da floresta,” disse Nicolas Fredericks, líder Wapichana “Não iremos tolerar sua destruição.” O conhecimento da floresta, aliando à novas tecnologias, podem salvar as florestas dos Wapichana e, também, servir de inspiração e exemplo em outras nações indígenas da Amazônia e do mundo.

ANOTE AÍ:

A Guiana é um país localizado região amazônica da parte norte da América do Sul, porém também considerado integrante da Região Caribenha devido às ligações culturais, históricas e políticas com outros países caribenhos.

A Guiana é um dos menores países da América do Sul e também tem a distinção de ser o único país do continente que tenha Inglês como língua oficial.

Originalmente habitado por grupos indígenas, a Guiana foi primeiro colonizado pela  Dinamarca, antes de tornar-se uma província Inglesa no final do século XVIII.

Sua independência veio tarde.  O país se tornou oficialmente uma república em 1966. O legado britânico pode  ser observado na população diversa do país, composta por significativos grupos de Indianos, Africanos, Ameríndios e outros grupos de diferentes etnias.

 

About The Author

Xapuri

Related Posts

Deixe uma resposta