Pesquisar
Close this search box.

Morre Rubens Gomes, fundador da Oela

Morre Rubens Gomes, fundador da Oela

Criada em 1998, a Oela tem como objetivo ajudar jovens do bairro Zumbi, zona leste da capital, em situação de vulnerabilidade social. Com informações da assessoria/ redacao@diarioam.com.br

 

Morreu nesta quinta-feira (28), por volta das 23h, vítima de uma parada cárdio-respiratória, o ativista, músico e luthier Rubens Gomes, 60, popularmanete conhecido como ‘Rubão’, fundador da Oficina Escola de Lutheria da Amazônia (Oela).

Criada em 1998, a Oela tem como objetivo ajudar jovens do bairro Zumbi, zona leste da capital, em situação de vulnerabilidade social. Ao longo de mais de 20 anos, o espaço, além de formar, aproximadamente, 2.300 alunos, no ofício de luthier, passou a se dedicar à causas ambientais, transformando-se na primeira lutheria do mundo a trabalhar com madeiras amazônicas, certificadas com o selo Forest Stewardship Council (FSC) de cadeia de custódia, que acompanha todo o processo de beneficiamento da madeira.

Educação

Ampliando sua atuação junto às comunidades carentes, ‘Rubão’ buscou parcerias que fizeram com que a Oela também passasse a atuar na área educacional. Entre elas o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) e o Coletivo Coca-Cola. A organização oferece cursos de informática, preparação para o mercado de trabalho, Libras, entre outros.

Além da atuação no Amazonas, Rubens fez com que a Oela expandisse as fronteiras com um projeto no Arquipélago do Bailique, no Amapá, trabalhando junto as comunidades daquela região, com a produção do açaí de uma maneira sustentável, gerando oportunidade de renda para a comunidade.

Saúde

Em 16 de novembro de 2018, ‘Rubão’ foi submetido a um transplante pulmonar na cidade de Porto Alegre (RS) e passou por um longo processo de recuperação, chegando a ficar 1 ano e o8 meses distante de Manaus, para cumprir o Tratamento Fora de Domicílio (TFD).

Mesmo com todas as complicações de saúde, ele retomou o curso de luteria em 2019, após 2 anos de paralisação das atividades. O novo projeto retornou com apoio da Brazil Foundation e patrocínio do Banco da Amazônia (Basa).

Rubens deixa a viúva Jessica Santos, que é coordenadora geral de projetos da Oela.

Fonte:  d24am.com

Slide 1

VISTA NOSSA CAMISA
FORTALEÇA NOSSO PROJETO

DOAÇÃO - PIX: contato@xapuri.info

0 0 votos
Avaliação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Parcerias

Ads2_parceiros_CNTE
Ads2_parceiros_Bancários
Ads2_parceiros_Sertão_Cerratense
Ads2_parceiros_Brasil_Popular
Ads2_parceiros_Entorno_Sul
Ads2_parceiros_Sinpro
Ads2_parceiros_Fenae
Ads2_parceiros_Inst.Altair
Ads2_parceiros_Fetec
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

REVISTA

REVISTA 114
REVISTA 113
REVISTA 112
REVISTA 111
REVISTA 110
REVISTA 109
REVISTA 108
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

CONTATO

logo xapuri

posts recentes

×