Pesquisar
Close this search box.

Papa Francisco Pede por Proteção da Amazônia

Papa Francisco Pede por Proteção da Amazônia

A ação do Papa ocorre em meio a tensões no Brasil

Em uma ação altamente simbólica, o Papa Francisco abençoou as águas da Amazônia em Villavicencio, na Colômbia. Em seu discurso aos bispos em Bogotá, o Papa Francisco disse: “é para todos nós uma prova decisiva para verificar se a nossa sociedade, quase sempre reduzida ao materialismo e pragmatismo, é capaz de proteger o que recebeu gratuitamente, de não roubá-la, mas de torná-la frutífera”.

A ação do Papa acontece em meio a tensões no Brasil, como novos movimentos para abrir uma grande parte da Amazônia para mineração e outras indústrias extrativistas. Em julho, o governo Temer  propôs um projeto de lei para cortar a proteção de áreas da Floresta Nacional de Jamanxim em 27%. Em agosto, o Governo Temer emitiu um decreto para abrir áreas da Renca (Reserva Nacional do Cobre e Associados) para mineração.

O Congresso não retomou o projeto de lei para reduzir a proteção na Floresta Nacional de Jamanxim. A abertura da Renca foi interrompida por um tribunal federal alguns dias após o anúncio. O Governo Temer continua explorando métodos alternativos para abrir a Amazônia para mineração.

Líderes católicos, guiados pelos ensinamentos do Papa Francisco, estão empenhados em proteger a integridade da Amazônia e o bem-estar de seus povos. O Movimento Católico Global pelo Clima, juntamente com a REPAM e outras organizações parceiras  desenvolveram uma vigília pela a Amazônia, encorajando os fiéis a rezar e responder às últimas notícias sobre a exploração da Amazônia. A vigília faz parte do Tempo da Criação, uma celebração mundial de orações e ações pela proteção do meio ambiente.

Segundo Tomás Insua, diretor executivo do Movimento Católico Global pelo Clima, “A Amazônia é uma das maravilhas naturais do mundo. Aqui encontramos todas as glórias da Criação de Deus: a bela variedade de vida, aabundância de flora e fauna e, o mais importante, a nossa responsabilidade de cuidar e protegê-la”.

Insua continua: “A Amazônia é essencial para a saúde geral do nosso planeta. Produz 20% de todo oxigênio do mundo e armazena milhões de toneladas de carbono. Como o Papa Francisco disse na Laudato Si’, somos chamados a ‘ouvir o grito da terra e do grito dos pobres’. Proteger a Amazônia é certamente parte da resposta ao chamado urgente do Papa Francisco para cuidarmos da nossa casa comum”.

Foto: ACI Digital

ANOTE AÍ:

Movimento Católico pelo Clima é uma rede global de mais de 400 organizações membros e uma comunidade de milhares de católicos, respondendo ao apelo do Papa à ação na encíclica de Laudato Si.

Silvia Dias, Rita Silva e Flávia Guarnieri
AVIV COMUNICAÇÃO – 11 4625-0605 / 4625-0404

Esta matéria nos foi gentilmente cedida por Rita Silva, da Aviv Comunicaçao www.avivcomunicacao.com.br 

 

0 0 votos
Avaliação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Parcerias

Ads2_parceiros_CNTE
Ads2_parceiros_Bancários
Ads2_parceiros_Sertão_Cerratense
Ads2_parceiros_Brasil_Popular
Ads2_parceiros_Entorno_Sul
Ads2_parceiros_Sinpro
Ads2_parceiros_Fenae
Ads2_parceiros_Inst.Altair
Ads2_parceiros_Fetec
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

REVISTA

REVISTA 113
REVISTA 112
REVISTA 111
REVISTA 110
REVISTA 109
REVISTA 108
REVISTA 107
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

CONTATO

logo xapuri

posts recentes