Anúncios

Um dos maiores patrimônios do Brasil, a Chapada dos Veadeiros, está sendo devastado por um incêndio que muitos acreditem ser causado pela ação do homem. Até o momento 61 mil hectares, 26% da área total do parque, já foi consumido pelas chamas. Um número que equivale que à area total do município do Rio de Janeiro.

Numa entrevista à BBC Brasil, o chefe do parque, Fernando Tatagiba, afirmou que o fogo tem como causa a ação humana e criminal. “Não existe a possibilidade de combustão espontânea nessa região e 100% dos incêndios na seca no Cerrado são provocados pelo homem. O local onde ele começou deixa claro que o incêndio foi uma ação humana”, disse.

A esperança da equipe é a de que alguma chuva ocorra na região. Tatagiba, no entanto, não está muito otimista. “O céu hoje está nublado, mas apenas com nuvens finas. Com isso a perspectiva de chuva é mínima”, disse.

O incêndio atual teve início no dia 17 de outubro. Diante desse cenário de agravamento da situação, a prefeitura de Alto Paraíso de Goiás, município localizado na Chapada dos Veadeiros, decretou situação de emergência. Segundo o ICMBio, mais de 200 pessoas, entre profissionais de combate ao fogo e voluntários, trabalham para conter as chamas, que provocaram o fechamento do parque.

Além de brigadistas do ICMBio, do próprio parque e de outras unidades de conservação no país, estão envolvidos no combate ao fogo funcionários do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), do Grupo Ambientalista do Torto (GAT), da Polícia Rodoviária Federal, da prefeitura de Alto Paraíso, bombeiros de Goiás e do Distrito Federal e centenas de voluntários, que estão em campo ou prestando apoio logístico aos trabalhos. Quatro aviões que lançam água sobre as chamas e três helicópteros estão sendo usados na operação.

Alguns acreditem que o incêndio é uma retaliação à expansão do parque em junho deste ano quando passou de 65 mil a 240 mil hectares. A área total devastada já equivale às antigas dimensões do parque.

Na internet, diversas campanhas para arrecadar fundos para combater os incêndios estão ocorrendo como a campanha no site de financiamento coletivo, Catarse. Alguns perfis no Instagram estão até oferecendo prêmios para quem contribuir para a campanha.

O dinheiro arrecadado será usado para comprar combustíveis e alimentos para os combatentes, como também para adquirir equipamentos como os turbo sopros, que apagam as chamas com a velocidade equivalente a dez brigadistas.

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros foi criado em 1961 e, em 2001, declarado Patrimônio Natural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O limite de visitação diária do parque é de 500 pessoas.

Anúncios

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: