A organização global Mighty Earth fez um importante relatório sobre as empresas por trás das queimadas na Amazônia e também no Cerrado brasileiro.

Segundo o relatório, a JBS, maior empresa de carnes de mundo, e a Cargill, maior companhia de soja e agricultura do mundo são as duas grandes responsáveis pelo desmatamento no Brasil — não somente na Amazônia, pois a Cargill e a companhia de agronegócio e alimentos Bunge são as principais responsáveis pelo desmatamento no Cerrado.

O documento informa também que as produtoras de soja no país participam da conhecida como Moratória da Soja, pacto ambiental entre as entidades representativas de produtores de soja no Brasil, ONGs ambientais como Greenpeace, WWF, IPAM e TNC e o governo brasileiro prevendo a adoção de medidas contra o desmatamento da Amazônia, que teve início em 2006. Virtualmente o acordo funciona, já que as grandes empresas compram de produtores que desmatam e assim terceirizam a relação com os desmatadores. Outra importante informação trazida no relatório é que há 5 anos, Cargill, Unilever e Yum Brands foram ao palco da Climate Summit em Nova Iorque e afirmaram seu compromisso de remover o desmatamento de suas cadeias de suprimentos até 2020, porém isso não é o que está acontecendo.

É preciso lembrar que no âmbito das empresas produtoras de carne, mesmo com mobilização do exército e bombeiros no Brasil e Evo Morales aceitando ajuda internacional na Bolívia, essas grandes indústrias vão continuar a criar mercado para carne, porco e frango indiferente ao desmatamento, e esse tipo de desastre ambiental vai seguir acontecendo.

A importância desse relatório é trazer o nome das empresas que fornecem e compram produtos responsáveis pelo desmatamento e, consequentemente, das queimadas na Amazônia e em todo o território brasileiro. Conheça a lista de produtores e compradores de produtos envolvidos com estes crimes ambientais.

JBS, Cargill, Bunge, Costco, McDonald’s, Burger King, Sysco, gestora Ahold Delhaize, Albertsons, Aldi, Arla, Asda, C&S, Danone, Edeka, Food4Less, Kroger, meijer, Morrisons, Safeway, Sainsbury’s, Sam’s Club, Save Mart Supermarkets, Target, Vons, Walamart, Yum!, Carrefour, Ahold, Pilgrim’s, Marks & Spencer, Nestlé, Subway, Wegmans, E.Leclerc e Casino.

Confira o relatório completo aqui.

Salve! Este site é mantido com a venda de nossas camisetas. É também com a venda de camisetas que apoiamos a luta do Comitê Chico Mendes, no Acre, e a do povo indígena Krenak, em Minas Gerais. Ao comprar uma delas, você fortalece um veículo de comunicação independente, você investe na Resistência. Comprando duas, seu frete sai grátis para qualquer lugar do Brasil. Visite nossa Loja Solidária, ou fale conosco via WhatsApp: 61 9 9611 6826.

Comentários

%d blogueiros gostam disto: