S.O.S Amazônia!

Por Carlos Rittl

O sistema de alerta do INPE, Deter-B registrou entre os dias 1 e 24 de julho de 2019 desmatamento em 1.771,5 km2 de florestas na Amazônia.

Este índice absurdo já é 197% maior do que o registrado em julho inteiro em 2018 (596,6 km2) e 73% maior que a pior taxa registrada pelo sistema, que foi no mês de agosto de 2016 (1.025 km2), desde que este entrou em operação.

Se seguir neste ritmo – e nada indica que não, pois a única coisa que o presidente Jair Bolsonaro fez até agora frente à escalada do desmatamento foi reclamar do INPE, ao invés de mandar seu ministro de meio ambiente, Ricardo Salles, trabalhar em favor, e não contra o meio ambiente – o resultado do Deter-B para julho será algo próximo a inimagináveis 2.300 km2.

Vale lembrar que, conforme nós do Observatório do Clima denunciamos, o número de operações de fiscalização ambiental realizadas pelo Ibama caiu 70% em todos os estados da Amazônia Legal entre janeiro e abril deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado, e caiu 58% em todo o Brasil.

A agenda antiambiental do Governo gera resultados alarmantes muito rápido, mas que não surpreendem, infelizmente.

Carlos Rittl – Secretário Executivo do Observatório do Clima

 

Block

Salve! Pra você que chegou até aqui, nossa gratidão! Agradecemos especialmente porque sua parceria fortalece  este nosso veículo de comunicação independente, dedicado a garantir um espaço de Resistência pra quem não tem  vez nem voz neste nosso injusto mundo de diferenças e desigualdades. Você pode apoiar nosso trabalho comprando um produto na nossa Loja Xapuri  ou fazendo uma doação de qualquer valor pelo PIX: contato@xapuri.info. Contamos com você! P.S. Segue nosso WhatsApp: 61 9 99611193, caso você queira falar conosco a qualquer hora, a qualquer dia. GRATIDÃO!

 

CLIQUE NO ANÚNCIO PARA AJUDAR NOSSO PROJETO:
[instagram-feed] [instagram-feed]