Por Ciro Barros e José Cícero da Silva

ESPECIAL: AMAZÔNIA SEM LEI

No planalto santareno, demarcação de áreas indígenas e quilombolas se arrasta por décadas, o que vem aumentando as tensões com fazendeiros da região

Na região do planalto santareno, zona rural de Santarém (PA), comunidades indígenas e quilombolas lutam pela demarcação de suas terras enquanto as plantações de soja e milho corroem o restante de mata nativa que resta na região e a demarcação das terras caminha a passos lentos. Além das lavouras de grãos, as comunidades temem que dois complexos portuários tragam mais impactos negativos à região. Enquanto isso, os conflitos seguem em alta, tendo sido testemunhados in loco por uma comitiva de delegados da Comissão Interamericana de Direitos Humanos em novembro de 2018.

Arte: Julio Falas
Trilha sonora: Jingle Punks
Coordenação e edição: Marina Amaral e Thiago Domenici

Fonte: Agência Pública

Salve! Este site é mantido com a venda de nossas camisetas. É também com a venda de camisetas que apoiamos a luta do Comitê Chico Mendes, no Acre, e a do povo indígena Krenak, em Minas Gerais. Ao comprar uma delas, você fortalece um veículo de comunicação independente, você investe na Resistência. Comprando duas, seu frete sai grátis para qualquer lugar do Brasil. Visite nossa Loja Solidária, ou fale conosco via WhatsApp: 61 9 9611 6826.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published.