Outra vítima da obsessão por hambúrgueres: Criadores de gado têm forçado os serviços florestais para abater 100 colônias de cães-da-pradaria

Por Nadine Rich /Tradução de Leonardo Lobo da Luz

Cães-da-pradaria não são apenas adoráveis de enlouquecer, como são também sociáveis e inteligentes ao extremo; eles têm até mesmo suas próprias “cidades” e “linguagem”. Quem iria querer condenar milhares desses animais preciosos à morte? Tristemente, o Serviço Florestal dos EUA (U.S. Forest Service, USFS) planeja fazer isso com 100 colônias de cães-da-pradaria em Dakota do Norte. A equipe de petições do site Care2 está apelando para a USFS desistir desse massacre cruel e desnecessário.

O abate é o resultado de reclamações dos criadores de gado (não são sempre eles?) de que os cães-da-pradaria comem toda a grama que é necessária para o seu gado. Bem, em primeiro lugar, os cães-da-pradaria de cauda preta têm chamado a Dakota do Norte de lar há milhares de anos, até mesmo coexistindo com os bisões. Em segundo lugar, esses herbívoros naturais ajudam a manter atualmente os níveis saudáveis de pastagens. Estudos descobriram que a grama que fica acima das cidades dos cães-da-pradaria possui níveis mais altos de proteína e nitrogênio, tornando-a altamente favorável para outros animais herbívoros.

Além disso, devido às atividades de escavação, as pequenas áreas de pastagem possuem um número mais alto de espécies diversas de plantas. Cães-da-pradaria também preferem áreas abertas de grama, de modo que eles procuram pastagens previamente pastoreadas, ou seja, terra em que o gado já pastou. Talvez o problema real aqui seja que os criadores de gado estão se expandindo para muito longe e colocando muito gado pedaços esgotados de terra. Em terceiro lugar, matar animais inocentes nunca é a resposta! Se você concorda, assine a petição e defenda esses cães-da-pradaria indefesos antes que eles sejam envenenados e deixados para morrer de forma lenta e dolorosa. Eles não merecem isso!

Pressione a USFS para que desista imediatamente desse plano cruel e desumano, pois há outras maneiras mais humanas para controlar as populações desses animais. Compartilhe essa petição com sua rede de amigos para ajudar os cães-da-pradaria de cauda preta de Dakota do Norte, antes que seja tarde demais.

ANOTE AÍ:

Fonte: One Green Planet, via Olhar Animal: http://olharanimal.org/outra-vitima-da-obsessao-por-hamburgueres-criadores-de-gado-tem-forcado-os-servicos-florestais-para-abater-100-colonias-de-caes-da-pradaria/

Nota do Olhar Animal: As primeiras vítimas da obsessão por hambúrgueres e por outros produtos de origem animal são os animais abatidos para o consumo. Bois, porcos, vacas, aves, cordeiros, etc. são mortos aos milhões diariamente. E este consumo faz muitas outras vítimas, seja porque estas atrapalham a indústria da morte de alguma forma (como estes cães-da-pradaria), seja por conta dos danos ambientais causados por esta indústria. Ou seja, quando alguém consome um produto de origem animal está financiando a matança de muitos animais além daquele que foi morto para satisfazer seu paladar.

Comentários