Pesquisar
Close this search box.
cavalos ajudam na reabilitação

Animais colaboram para a reabilitação de pessoas enfermas

Até na reabilitação, os animais de estimação fazem um bem enorme para o  ser humano. São considerados o melhor remédio para o corpo e para a alma, pois fazem com que as pessoas que os cuidam não não se sintam sozinhas e inseguras.

Há registros no mundo de vários casos de pessoas que superaram a depressão devido ao convívio com os animais. Segundo Vininha F. Carvalho, editora da Revista Ecotour News (www.revistaecotour.tur.br),  estudos científicos comprovam que a chance de sobreviver a um enfarte é quatro vezes maior para quem tem um animal de estimação  em casa, comparado a quem vive só.
Alguns animais são considerados excelentes para contribuir no tratamento de pessoas com deficiência.
Um deles é o cavalo, cujo tratamento, chamado equoterapia,  é indicado para o tratamento da  paralisia cerebral, do traumatismo cranioencefálico, do acidente vascular cerebral, da síndrome de Down, da esclerose múltipla, e de outras enfermidades relacionadas ao  sistema nervoso central.
O ritmo mais indicado para a terapia é o passo, pois é através dele que o cavalo pode transmitir ao paciente o balanço ântero-posterior, o lateral e o vertical, semelhante à ação de pelve humana durante a marcha. A terapia com cavalos, também estimula a orientação espacial, a autoestima e o poder de concentração.
O cão guia é treinado para conduzir com segurança as pessoas com deficiência visual a qualquer local, sendo capaz de parar no meio fio das calçadas, nos obstáculos, inclusive em desníveis e buracos no pavimento, em estradas.
A comunicação entre o cão e seu tutor se dá por meio  de uma coleira especial que permite o reconhecimento do cão, quando ele muda de direção para evitar um acidente ou quando diminui a velocidade num local de maior cuidado, informa Vininha F.Carvalho.
O cão é treinado para analisar o espaço que ele e seu tutor ocupam para agir corretamente, como por exemplo, calcular quando o espaço é insuficiente para a passagem de seu tutor.
Entre as raças de cães utilizados para essa tarefa, estão o Retriever do Labrador e Golden Retriever, por serem cães de aparência mais dócil facilita a socialização.
Estes e outros animais, aliados a profissionais de reabilitação especializados, podem trazer muitos benefícios para crianças e adultos com deficiências físicas, sensoriais e emocionais.
Fonte: Del Valle Editoria

 

0 0 votos
Avaliação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
O mais novo
Mais antigo Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Parcerias

Ads2_parceiros_CNTE
Ads2_parceiros_Bancários
Ads2_parceiros_Sertão_Cerratense
Ads2_parceiros_Brasil_Popular
Ads2_parceiros_Entorno_Sul
Ads2_parceiros_Sinpro
Ads2_parceiros_Fenae
Ads2_parceiros_Inst.Altair
Ads2_parceiros_Fetec
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

REVISTA

REVISTA 113
REVISTA 112
REVISTA 111
REVISTA 110
REVISTA 109
REVISTA 108
REVISTA 107
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

CONTATO

logo xapuri

posts recentes