O mundo acaba de saber que Vlochós, uma “cidade perdida” de 2.500 anos, foi descoberta na Grécia.

Localizado a cerca de cinco horas de Atenas,  os resquícios arqueológicos da cidade perdida de Vlochós foram encontrados numa colina,  na região antiga de Thessaly. Pesquisadores da Grécia, da Suécia e do Reino Unido iniciaram este ano um projeto de exploração do local que vai durar dois anos.

No local da “cidade perdida” foram encontrados  resquícios de torres, paredes e portões.  Os arqueólogos querem evitar a escavação direta no local e se propõem a utilizar tecnologias mais modernas, como radares, que permitirão uma identificação mais científica dos locais a escavar, mantendo intocado o restante do  sítio arqueológico, cuja área interna aparenta medir mais de  40 hectares.

De momento, os pesquisadores informam que já fizeram grandes descobertas no local da cidade perdida. “Encontramos uma praça central e uma rua indicando que estamos tratando com uma cidade grande”,  diz Robin Ronlund, o líder da expedição. Para Rolund, a  descoberta de cerâmicas e moedas antigas ajudará os pesquisadores a determinar  a idade da relíquia descoberta.

Segundo os pesquisadores, as peças mais antigas são de aproximadamente 500 AC, o que daria ao achado uma vida de 2.500 anos, porém avaliam que o pico de desenvolvimento da cidade pode ter ocorrido entre 100 e 200 anos depois da era Cristã. A cidade teria sido abandonada logo depois desse período, possivelmente devido às invasões romanas.

Historiadores conhecem relativamente pouco sobre as cidades antigas daquela região, motivo pelo qual essa última descoberta é especial. De acordo com os resultados preliminares do projeto,  a cidade encontrada não era um vilarejo isolado, mas sim continha uma sociedade próspera e ativa.

Enquanto as autoridades locais já tinham conhecimento sobre Vlochós há algum tempo, essa é a primeira vez que uma pesquisa sistemática foi conduzida no local. Pesquisas adicionais  estão previstas para agosto e setembro de 2017. Os pesquisadores torcem para conseguir uma imagem completa da “cidade perdida”

About The Author

Eduardo Pereira

Produtor Cultural

Related Posts

Deixe uma resposta