Na Galeria Preguiça, a arte alegremente se coloca a serviço da natureza Cerratense

São Jorge é um pequeno povoado de pouco mais de mil almas, encravado justo no portão de entrada do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Localizado a pouco mais de 20 km da cidadezinha-sede do município de Alto Paraíso de Goiás, a “vila” de São Jorge tem poucas ruas, muitas pousadas, e uma vida cultural bastante intensa, plena de artes e artistas locais.

É em São Jorge que o artista plástico Marcos Brasil e sua parceira Cris Maia tocam sua aconchegante e acolhedora Galeria Preguiça, totalmente voltada para a promoção da exuberante complexidade da natureza e da vida no Cerrado.  É lá, na Galeria Preguiça, bem no meio da rua principal da pequena vila de São Jorge, que a arte Cerratense de Cris e Marcos se mostram em alegre esplendor.

Artistas famosos, com trabalhos espalhados pelo mudo inteiro, Cris e Marcos fazem da Galeria Preguiça, que também chamam de Ateliê Preguiça, sua base para encantar locais e turistas com seus quadros vibrantes, quase sempre retratando os animais, as plantas, as paisagens, a natureza Cerratense. Mas há também belas peças com pinturas de São Jorge, o santo padroeiro do vilarejo, de São Francisco, de Frida Khalo.

Reproduzidas em quadros, capas de caderno, canecas, e imãs de geladeira, as artes de Marcos Brasil e Cris Maia correm o mundo.  Mas, exceto por uma segunda loja coordenada por Cris em Alto Paraíso e vendas eventuais via internet, para sair da Chapada, as artes da Galeria Preguiça em geral dependem do trânsito de turistas por São Jorge.

Agora, em uma parceria única estabelecida entre a Galeria Preguiça e a revista Xapuri, uma parte das lindas artes da Galeria Preguiça estão, também, disponíveis na loja da Xapuri (www.xapuri.info/loja).

Embora exista um imenso universo de peças disponíveis nas lojas da Galeria/Ateliê Preguiça em São Jorge e Alto Paraíso,  de comum acordo, Cris, Marcos e a equipe da Xapuri optaram por selecionar cinco kits representativos do trabalho desses fantásticos artistas:

A seguir, você encontrará os cinco kits disponíveis na loja virtual da Xapuri. Ao comprar qualquer um desses kits (ou todos eles), você estará fortalecendo nosso projeto editorial e, mais importante ainda, um dos trabalhos artísticos mais lindos e mais relevantes do Planalto Central.

KIT Cerrado: Três lindas gravuras em material reciclável resistente ao sol e à chuva.

KIT Cerrado para crianças: Gravura, Jogo da Memória, Caderninho de Colorir e Imã

KIT Oráculo: Gravura de São Francisco, Imã e Oráculo da Natureza 

KIT São Jorge: Gravura, imã, adesivo e caneca

KIT Frida: Gravura, adesivo e caderninho de anotações

 

About The Author

Eduardo Pereira

Produtor Cultural

Related Posts

Deixe uma resposta