Rosalindo, artesão cerratense, e seus lindos móveis artesanais, feitos com talos de buriti

Por: Zezé Weiss

Em uma dessas minhas andanças pela Chapada dos Veadeiros, voltei pra casa com umas banquetas lindas, feitas com talos de buriti. Outro dia passei por Cavalcante e tentei achar, sem sucesso, o artesão que faz essas linduras. Agora, fuçando no Facebook, encontro esta nota do Romulo Andrade, dando notícias do Rosalindo.
Pois bem: No post do Romulo, reproduzido abaixo, você vai conhecer um pouco mais sobre os belos móveis deste talentoso artesão cerratense, o que por si só já valeria a leitura, mas tem mais: Romulo nos convida a divulgar o trabalho de Rosalindo para, assim, ajudá-lo a construir sua casa e oficina/alelier. Nada mais justo!
Para entrar em contato com o Rosalindo, tomo a liberdade de linkar você com o Romulo via Facebook. Eu, da próxima vez que for a Cavalcante, vou dar um jeito de encontar o Rosalindo e fazer uma matéria mais completa. Por enquanto, vamos dar uma força pra campanha do Romulo e da Nação Cerratense em defesa do Rosalindo?
O POST DO ROMULO
“Buriti quer todo o azul, mas não se aparta de suas águas – carece de espelho. 
Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente, aprende.”
Rosalino é um jovem artista/ artesão de origem kalunga, um especialista na criação e produção de móveis de buriti. Vive em Cavalcante, antiga vila de garimpo na Chapada dos Veadeiros, onde sabe colher sua matéria prima, com muita sensibilidade e consciência ambiental.  Dentro das belas veredas na região, aproveita o talo das folhas que secam e são descartadas pela palmeira. Os móveis são leves, belos e muito resistentes.  No período da seca, todos os anos, costuma se engajar na brigada de prevenção de incêndios florestais no Parque e proximidades. Com a divulgação de seu trabalho e de suas obras estamos nos mobilizando pra ajudá-lo a construir sua casa e oficina/Atelier. 
A Nação Cerratense agradece.

 

 

 

 

ANOTE:

Fonte: Post de Romulo Andrade

Fotos conforme descrição do post: Móveis em buriti, expostos na Pousada Aruana, em Cavalcante – Danny Gidsicki; Rosalindo no buritizal por Romulo Andrade.

Mais informações:  Romulo Andrade

 

 

 

 

 

Anúncios

Comentários

X
%d blogueiros gostam disto:
preloader