Rosalindo, artesão cerratense, e seus lindos móveis artesanais, feitos com talos de buriti

Por: Zezé Weiss

Em uma dessas minhas andanças pela Chapada dos Veadeiros, voltei pra casa com umas banquetas lindas, feitas com talos de buriti. Outro dia passei por Cavalcante e tentei achar, sem sucesso, o artesão que faz essas linduras. Agora, fuçando no Facebook, encontro esta nota do Romulo Andrade, dando notícias do Rosalindo.
Pois bem: No post do Romulo, reproduzido abaixo, você vai conhecer um pouco mais sobre os belos móveis deste talentoso artesão cerratense, o que por si só já valeria a leitura, mas tem mais: Romulo nos convida a divulgar o trabalho de Rosalindo para, assim, ajudá-lo a construir sua casa e oficina/alelier. Nada mais justo!
Para entrar em contato com o Rosalindo, tomo a liberdade de linkar você com o Romulo via Facebook. Eu, da próxima vez que for a Cavalcante, vou dar um jeito de encontar o Rosalindo e fazer uma matéria mais completa. Por enquanto, vamos dar uma força pra campanha do Romulo e da Nação Cerratense em defesa do Rosalindo?
O POST DO ROMULO
“Buriti quer todo o azul, mas não se aparta de suas águas – carece de espelho. 
Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente, aprende.”
Rosalino é um jovem artista/ artesão de origem kalunga, um especialista na criação e produção de móveis de buriti. Vive em Cavalcante, antiga vila de garimpo na Chapada dos Veadeiros, onde sabe colher sua matéria prima, com muita sensibilidade e consciência ambiental.  Dentro das belas veredas na região, aproveita o talo das folhas que secam e são descartadas pela palmeira. Os móveis são leves, belos e muito resistentes.  No período da seca, todos os anos, costuma se engajar na brigada de prevenção de incêndios florestais no Parque e proximidades. Com a divulgação de seu trabalho e de suas obras estamos nos mobilizando pra ajudá-lo a construir sua casa e oficina/Atelier. 
A Nação Cerratense agradece.

 

 

 

 

ANOTE:

Fonte: Post de Romulo Andrade

Fotos conforme descrição do post: Móveis em buriti, expostos na Pousada Aruana, em Cavalcante – Danny Gidsicki; Rosalindo no buritizal por Romulo Andrade.

Mais informações:  Romulo Andrade

 

 

 

 

Salve! Este site é mantido com a venda de nossas camisetas. É também com a venda de camisetas que apoiamos a luta do Comitê Chico Mendes, no Acre, e a do povo indígena Krenak, em Minas Gerais. Ao comprar uma delas, você fortalece um veículo de comunicação independente, você investe na Resistência. Comprando duas, seu frete sai grátis para qualquer lugar do Brasil. Visite nossa Loja Solidária, ou fale conosco via WhatsApp: 61 9 9611 6826

Camiseta Marielle

Comentários

%d blogueiros gostam disto: