Pesquisar
Close this search box.

Rosalindo e os móveis de buriti

Rosalindo, artesão cerratense, e seus lindos móveis artesanais, feitos com talos de buriti
Em uma dessas minhas andanças pela Chapada dos Veadeiros, voltei pra casa com umas banquetas lindas, feitas com talos de buriti. Outro dia passei por Cavalcante e tentei achar, sem sucesso, o artesão que faz essas linduras. Agora, fuçando no Facebook, encontro esta nota do Romulo Andrade, dando notícias do Rosalindo…
Por Zezé Weiss

Pois bem: No post do Romulo, reproduzido abaixo, você vai conhecer um pouco mais sobre os belos móveis deste talentoso artesão cerratense, o que por si só já valeria a leitura, mas tem mais: Romulo nos convida a divulgar o trabalho de Rosalindo para, assim, ajudá-lo a construir sua casa e oficina/alelier. Nada mais justo!
 
Para entrar em contato com o Rosalindo, tomo a liberdade de linkar você com o Romulo via Facebook. Eu, da próxima vez que for a Cavalcante, vou dar um jeito de encontar o Rosalindo e fazer uma matéria mais completa. Por enquanto, vamos dar uma força pra campanha do Romulo e da Nação Cerratense em defesa do Rosalindo?
 
 
O POST DO ROMULO
“Buriti quer todo o azul, mas não se aparta de suas águas – carece de espelho. 
Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente, aprende.”
 
Rosalino é um jovem artista/ artesão de origem kalunga, um especialista na criação e produção de móveis de buriti. Vive em Cavalcante, antiga vila de garimpo na Chapada dos Veadeiros, onde sabe colher sua matéria prima, com muita sensibilidade e consciência ambiental.  Dentro das belas veredas na região, aproveita o talo das folhas que secam e são descartadas pela palmeira. Os móveis são leves, belos e muito resistentes.  No período da seca, todos os anos, costuma se engajar na brigada de prevenção de incêndios florestais no Parque e proximidades. Com a divulgação de seu trabalho e de suas obras estamos nos mobilizando pra ajudá-lo a construir sua casa e oficina/Atelier. 
A Nação Cerratense agradece.
 
Fonte: Post de Romulo Andrade

Fotos conforme descrição do post: Móveis em buriti, expostos na Pousada Aruana, em Cavalcante – Danny Gidsicki; Rosalindo no buritizal por Romulo Andrade.
Mais informações:  Romulo Andrade



Réquiem para o Cerrado – O Simbólico e o Real na Terra das Plantas Tortas

Uma linda e singela história do Cerrado. Em comovente narrativa, o professor Altair Sales nos leva à vida simples e feliz  no “jardim das plantas tortas” de um pacato  povoado  cerratense, interrompida pela devastação do Cerrado nesses tempos cruéis que nos toca viver nos dias de hoje. 
COMPRE AQUI

 

 

 

 

 
0 0 votos
Avaliação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Parcerias

Ads2_parceiros_CNTE
Ads2_parceiros_Bancários
Ads2_parceiros_Sertão_Cerratense
Ads2_parceiros_Brasil_Popular
Ads2_parceiros_Entorno_Sul
Ads2_parceiros_Sinpro
Ads2_parceiros_Fenae
Ads2_parceiros_Inst.Altair
Ads2_parceiros_Fetec
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

REVISTA

REVISTA 113
REVISTA 112
REVISTA 111
REVISTA 110
REVISTA 109
REVISTA 108
REVISTA 107
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

CONTATO

logo xapuri

posts recentes