Uma equipe de astrônomos europeus conseguiu captar o nascimento de uma estrela (estrella).  Os astrônomos detectaram uma espetacular explosão, similar a uma apresentação de fogos de artifício na consetalação de Orion, a cerca de 1.350 anos-luz de distância do nosso planeta Terra.

Segundo um comunicado oficial, os cientistas do Observatório Austral Europeu (ESO),  com a ajuda do telescópio ALMA, situado en Chile,  conseguiram registrar em alta definição esse fenômeno,  considerado violento e explosivo, enquanto observavam as massas de um grupo de estrelas.
A estrela nascente foi captada em uma área densa e ativa de formação de estrelas chamada Nuvem Molecular de Orion (OMC1) que faz parte da conhecida nebulosa de Orion e se parecem a uma versão cósmica dos fogos de artifício terrestres, como serpentinas gigantes que se espalham em todas as direções.

Segundo o comunicado do ESO, “a potente erupção se desencadeou e fez com que tanto as proto-estrelas próximas como centenas de colossais jatos de gás e poeira, em forma de serpentinas, foram jogados no espaço a mais de 150 quilômetros por segundo, liberando tanta energia como que o sol emitiria em 10 milhões de anos.”

Além das fotos belíssimas, o que entusiasma os astrônomos é o fato de terem registrados detalhes únicos e importantes do nascimento de uma estrela, dizem os cientistas. Para eles, a observação desse fenômeno os ajudou a entender a força subjacente da explosão e o seus impactos sobre a formação de estrelas por toda a galaxia. Por exemplo, os astrônomos dizem ter chegado à conclusão de que esse tipo de explosão, considerada relativamente breve, pode durar vários séculos.

Foto: Cuba Debate

ANOTE AÍ:

As estrelas nascem quando uma nuvem de gás centenas de vezes mais densa do que o nosso Sol começa e entrar em colapso sob sua própria gravidade e alguns núcleos chamados prot-estrelas se juntam entre si até se chocar, provocando violentas explosões.

Esta matéria foi traduzida do espanhol pela equipe da Xapuri da página http://www.cubadebate.cu que, segundo o site, a produziu com informações da EFE.

 

About The Author

Xapuri

Related Posts

Deixe uma resposta