Pesquisar
Close this search box.
Orion

Orion: Astrônomos captam o nascimento de uma estrela

 Uma equipe de astrônomos europeus conseguiu captar o nascimento de uma estrela (estrella).  Os astrônomos detectaram uma espetacular explosão, similar a uma apresentação de fogos de artifício na consetalação de Orion, a cerca de 1.350 anos-luz de distância do nosso planeta Terra.

Segundo um comunicado oficial, os cientistas do Observatório Austral Europeu (ESO),  com a ajuda do telescópio ALMA, situado en Chile,  conseguiram registrar em alta definição esse fenômeno,  considerado violento e explosivo, enquanto observavam as massas de um grupo de estrelas.
A estrela nascente foi captada em uma área densa e ativa de formação de estrelas chamada Nuvem Molecular de Orion (OMC1) que faz parte da conhecida nebulosa de Orion e se parecem a uma versão cósmica dos fogos de artifício terrestres, como serpentinas gigantes que se espalham em todas as direções.

Segundo o comunicado do ESO, “a potente erupção se desencadeou e fez com que tanto as proto-estrelas próximas como centenas de colossais jatos de gás e poeira, em forma de serpentinas, foram jogados no espaço a mais de 150 quilômetros por segundo, liberando tanta energia como que o sol emitiria em 10 milhões de anos.”

Além das fotos belíssimas, o que entusiasma os astrônomos é o fato de terem registrados detalhes únicos e importantes do nascimento de uma estrela, dizem os cientistas. Para eles, a observação desse fenômeno os ajudou a entender a força subjacente da explosão e o seus impactos sobre a formação de estrelas por toda a galaxia. Por exemplo, os astrônomos dizem ter chegado à conclusão de que esse tipo de explosão, considerada relativamente breve, pode durar vários séculos.

Foto: Cuba Debate

ANOTE: As estrelas nascem quando uma nuvem de gás centenas de vezes mais densa do que o nosso Sol começa e entrar em colapso sob sua própria gravidade e alguns núcleos chamados prot-estrelas se juntam entre si até se chocar, provocando violentas explosões. Esta matéria foi traduzida do espanhol pela equipe da Xapuri da página cubadebate que, segundo o site, a produziu com informações da EFE.

Salve! Este site é mantido com a venda de nossas camisetas. É também com a venda de camisetas que apoiamos a luta do Comitê Chico Mendes, no Acre, e a do povo indígena Krenak, em Minas Gerais. Ao comprar uma delas, você fortalece um veículo de comunicação independente, você investe na Resistência. Comprando duas, seu frete sai grátis para qualquer lugar do Brasil. Visite nossa Loja Solidária, ou fale conosco via WhatsApp: 61 9 9611 6826.

 

0 0 votos
Avaliação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Parcerias

Ads2_parceiros_CNTE
Ads2_parceiros_Bancários
Ads2_parceiros_Sertão_Cerratense
Ads2_parceiros_Brasil_Popular
Ads2_parceiros_Entorno_Sul
Ads2_parceiros_Sinpro
Ads2_parceiros_Fenae
Ads2_parceiros_Inst.Altair
Ads2_parceiros_Fetec
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

REVISTA

REVISTA 113
REVISTA 112
REVISTA 111
REVISTA 110
REVISTA 109
REVISTA 108
REVISTA 107
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

CONTATO

logo xapuri

posts recentes