Jovens psicólogos oferecem escuta terapêutica na Praça São Salvador, em Laranjeiras

Por Paulo Assad Via oglobo

RIO – Conhecida pelas rodas de choro e samba, a Praça São Salvador , em Laranjeiras, agora serve também de espaço para uma espécie de clínica popular de atendimento psicológico. Batizado de Praça Terapia , o projeto começou a funcionar há cerca de um mês e foi elaborado por um grupo de seis jovens psicólogos recém-formados. O projeto social funciona todas as quintas-feiras na praça, salvo feriados e dias de chuva, das 17h30m às 20h.

— O atendimento é feito por ordem de chegada. Qualquer um pode vir, não precisa marcar horário nem nada — conta a paraense Camille Souza, de 23 anos, idealizadora da iniciativa.

O projeto começou a ganhar forma no fim do ano passado. No entanto, só em abril de 2019 eles começaram a fazer seus primeiros atendimentos. A ideia, segundo Camille, foi inspirada em duas iniciativas paulistanas: a Psicanálise na Praça Roosevelt e a Clínica Pública de Psicanálise.

— Falei com eles, e recebi um superapoio. Já tinha vontade de fazer algo assim desde 2018, mas só tive condições de pôr em prática agora. Surgiu uma luz para fazer e eu convidei a galera — conta Camille.

Bruno Augusto, um dos colegas de curso que aceitaram o convite, afirma ter ficado interessado na proposta por ver uma sintonia entre ela e os tempos de hoje:

— Tem uma coisa de estarmos vivendo um período conturbado, algo relacionado ao contexto político e com as novas tecnologias. As pessoas estão se ouvindo pouco, falta contato corpo a corpo. Aqui, podemos oferecer acolhimento.

Atualmente, eles contam com uma média de quatro atendimentos por noite, com pacientes de perfis variados.

— É misturado como a rua é misturada. Atendemos desde pessoas de classe média, que nos viram na internet, quanto pessoas em situação de rua. Esses quase sempre chegam aqui sem saber quem somos, mas como precisam falar e serem escutados, eles se beneficiam do nosso trabalho — diz Augusto.

Fonte: O Globo

Salve! Este site é mantido com a venda de nossas camisetas.  Ao comprar uma delas, você fortalece um veículo de comunicação independente, você investe na Resistência. Visite nossa Loja Solidária. Encomendas via whatsapp com Janaina: 61 9 9611 6826. Comprando duas, seu frete sai grátis para qualquer lugar do Brasil, do Caburaí ao Chuí! Camiseta Marielle.

Comentários

%d blogueiros gostam disto: