Estudantes do Crato, no Ceará, desenvolveram um protetor solar feito à base de óleo de buriti. A iniciativa de criar o produto que utiliza ativos naturais surgiu para proteger trabalhadores de baixa renda, que ficam debaixo de sol forte do nordeste, na extração de calcário no Vale do Buriti, em Santana do Cariri.

De acordo com informações do R7, a ideia partiu dos alunos Eron Pinheiro e Fidel Morais, que cursam o 3º ano do ensino médio, no Colégio Pequeno Príncipe.

Os estudantes trabalham na fórmula do produto desde dezembro de 2019 com a orientação do professor de química, Cícero Teixeira.

“Eles desenvolveram o PH e o Fator de Proteção Solar, FPS. Concluindo essa etapa final estaremos com o filtro protetor solar preparado”, disse o professor Cícero à Cariri Revista.

O próximo passo do projeto é desenvolver uma embalagem sustentável e tornar o produto acessível para pessoas de baixa renda.

Vale do Buriti

Ainda segundo informações, os jovens escolheram o buriti como princípio ativo pela capacidade da fruta de absorção dos raios ultravioleta.

Alunos e professores decidiram dar o nome de Ultra Buriti após conhecerem a rotina dos trabalhadores do Vale do Buriti, em Santana do Cariri, que passam horas debaixo de sol forte diariamente.

Os estudantes contam que a experiência veio da vontade de realizar um projeto científico com cunho social.

“Isso é muito gratificante”, disse o estudante Fidel Morais.

(Texto: Jéssica Vitória com informações do R7)

Fonte:  O Oeste Online

 

 

Salve! Este site é mantido com a venda de nossas camisetas. É também com a venda de camisetas que apoiamos a luta do Comitê Chico Mendes, no Acre, e a do povo indígena Krenak, em Minas Gerais. Ao comprar uma delas, você fortalece um veículo de comunicação independente, você investe na Resistência. Comprando duas, seu frete sai grátis para qualquer lugar do Brasil. Visite nossa Loja Solidária, ou fale conosco via WhatsApp: 61 9 9611 6826.

One Response

Comentários

%d blogueiros gostam disto: