Sobre o valor dos Nordestinos – e das Nordestinas – o que falta é um mínimo de conhecimento da História

Os Nordestinos foram os únicos a se revoltarem contra D. João VI, na Revolução Pernambucana de 1817.

Os Nordestinos foram os únicos a se revoltarem  contra D. Pedro I, na Confederação do Equador, em 1824.

Os Nordestinos foram os únicos a se revoltarem contra D. Pedro I, na Revolução Praieira, em 1848.

Os Nordestinos foram os únicos a se revoltarem contra Hermes da Fonseca, devido à Política de Salvação, na Revolta de Juazeiro. 

Agora, os Nordestinos se revoltam contra Bolsonaro e as pessoas dizem que é devido ao Bolsa Família.

É muita falta de conhecimento HISTÓRICO.”

Nota: Texto de autoria desconhecida, amplamente distribuído nas redes sociais e no WhatsApp. A versão que postamos vem da página do militante William Lula Lima, no Facebook. Imagem de capa – Pedro Ivo – Revolução Praieira – Reprodução no Diário de Pernambuco.


Salve! Pra você que chegou até aqui, nossa gratidão! Agradecemos especialmente porque sua parceria fortalece  este nosso veículo de comunicação independente, dedicado a garantir um espaço de Resistência pra quem não tem  vez nem voz neste nosso injusto mundo de diferenças e desigualdades. Você pode apoiar nosso trabalho comprando um produto na nossa Loja Xapuri  ou fazendo uma doação de qualquer valor pelo PIX: contato@xapuri.info. Contamos com você! P.S. Segue nosso WhatsApp: 61 9 99611193, caso você queira falar conosco a qualquer hora, a qualquer dia. GRATIDÃO!

Revista Xapuri

Mais do que uma Revista, um espaço de Resistência. Há seis anos, faça chuva ou faça sol, esperneando daqui, esperneando dacolá, todo santo mês nossa Revista Xapuri  leva informação e esperança para milhares de pessoas no Brasil inteiro. Agora, nesses tempos bicudos de pandemia, precisamos contar com você que nos lê, para seguir imprimindo a Revista Xapuri. VOCÊ PODE NOS AJUDAR COM UMA ASSINATURA? 

ASSINE AQUI

 

 

 

%d blogueiros gostam disto: