Sílvia Ester Orrú, Professora da UnB, recebe prêmio em Paris e o dedica a Lula: “Pessoa que mais investiu na inclusão social”


Sílvia Ester Orrú é  professora da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB), onde coordena o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Aprendizagem e Inclusão (LEPAI).

Ela desenvolve estudos e pesquisas principalmente sobre inclusão e diferença no contexto escolar e universitário.

Por conta do livro que escreveu  — O Re-inventar da Inclusão: os desafios da diferença no processo de ensinar e aprender”, ela ganhou o III Prêmio Internacional de Ensaio em Educação e Aprendizagem.

A entrega foi em Paris, no dia 20 de julho, durante o VII Congresso de Educação e Aprendizagem.

Como não pode estar presente, uma amiga, Ana Luíza, recebeu o certificado em seu lugar.

A professora Silvia gravou e enviou um vídeo (veja acima) de agradecimento,  que foi exibido na cerimônia.

Ao final, dedicou o prêmio a todos os presentes e a “todas as  pessoas que se incluem nesse conjunto da ‘minoria’”.

Dedicou-o também ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva: “Pessoa que mais investiu na inclusão social dos menos favorecidos aqui do Brasil”, frisou.

No momento em que citou Lula, os presentes ao evento aplaudiram muito.

Fonte: ViOMundo

Abaixo a transcrição do vídeo:

Olá, a todos os presentes no VII Congresso de Educação e Aprendizagem!

Lamentavelmente, não posso estar aí com vocês em Paris, França, terra de Deleuze e Guattari, autores que me inspiraram à escrita da obra “O Re-inventar da Inclusão: os desafios da diferença no processo de ensinar e aprender”, resultado de minha pesquisa de pós-doutorado.

Mas, desde aqui, à distância mesmo, do Brasil, saúdo a todos vocês e agradeço cordialmente à organização do Congresso bem como ao Comitê Científico que me outorgaram o III Prêmio Internacional de Ensaio em Educação e Aprendizagem.

Para mim é uma honra receber esse reconhecimento de vocês. Agradeço profundamente!

A diferença não é apenas uma qualidade, uma característica de algumas pessoas.

A diferença é própria da espécie humana e, portanto, nós precisamos considerá-la como um elemento importantíssimo para o processo de inclusão de todas as pessoas, independentemente de suas singularidades, independentemente de suas origens, raça, sexo, religião, fronteiras.

Eu desejo profundamente que a diferença, que a compreensão da nossa maior característica como seres humanos, bem como o amor, o amor “mundi”, o amor que não tem fronteiras, possa abraçar a todos nós para produzirmos mais frutos para novas metodologias, para a construção de novas abordagens e novas compreensões sobre os seres humanos a partir de uma concepção de que todos devem usufruir de seu direito à educação.

Eu aproveito para dedicar esta obra a todos vocês presentes no congresso e também a todas as crianças, a todos os imigrantes, a todas as pessoas que se incluem nesse conjunto da “minoria”.

E aproveito também para dedicar ao nosso ex-presidente Lula, pessoa que mais investiu na inclusão social dos menos favorecidos aqui do Brasil.

A vocês o meu abraço sincero e carinhoso!

Muito obrigada!

Profa. Dra. Sílvia Ester Orrú

Salve! Este site é mantido com a venda de nossas camisetas. É também com a venda de camisetas que apoiamos a luta do Comitê Chico Mendes, no Acre, e a do povo indígena Krenak, em Minas Gerais. Ao comprar uma delas, você fortalece um veículo de comunicação independente, você investe na Resistência. Comprando duas, seu frete sai grátis para qualquer lugar do Brasil. Visite nossa Loja Solidária, ou fale conosco via WhatsApp: 61 9 9611 6826

Camiseta Paulo Freire

 

Comentários

%d blogueiros gostam disto: