“Todas as 49 casas que estão na área de risco serão evacuadas e conferidas uma a uma por equipes do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais e a Defesa Civil. Alem das equipes no local, o Corpo de Bomeiros já está com equipes de sobreaviso acionadas e planos de contingência prontos para pronto emprego caso seja necessário. As pessoas que não estão na área do Plano de Emergência não precisam abandonar suas casas”, disse o porta-voz dos Bombeiros, tenente Pedro Aihara.
Segundo o Corpo de Bombeiros, estão sendo evacuadas as pessoas que moram nas áreas próximas à barragem B3/B4 da Mina Mar Azul, que usa a estrutura a montante, mesmo tipo das de Brumadinho e Mariana, e é uma das barragens que a Vale prometeu desativar, depois da tragédia de Brumadinho, que matou mais de 300 pessoas, e que fica apenas 70 km distante do Córrego do Feijão, em Brumadinho. Essa é a terceira evacuação de áreas de barragens da vale por risco de rompimento desde o desastre criminal de Brumadinho em 25 de janeiro.
Em nota, a Vale informou que a sirene foi acionada, como medida preventiva, porque a barragem atingiu o nível 2 do Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração – PAEBM. “A decisão é uma medida preventiva e se dá após a revisão dos dados dos relatórios de análise de empresas especializadas contratadas para assessorar a Vale. Cabe ressaltar que a estrutura está inativa (…) e as pessoas evacuadas estão sendo acolhidas e registradas no centro comunitário, onde receberão informações adicionais. Posteriormente, elas serão acomodadas em hotéis da região (…) a Vale dará toda a assistência e apoio necessários até que a situação seja normalizada.”

Foto : Omar Freire/Fotos Públicas
Salve! Este site é mantido com a venda de nossas camisetas. É também com a venda de camisetas que apoiamos a luta do Comitê Chico Mendes, no Acre, e a do povo indígena Krenak, em Minas Gerais. Ao comprar uma delas, você fortalece um veículo de comunicação independente, você investe na Resistência. Comprando duas, seu frete sai grátis para qualquer lugar do Brasil. Visite nossa Loja Solidária, ou fale conosco via WhatsApp: 61 9 9611 6826
Comentários