fbpx

Brumadinho: do luto à impunidade, uma tragédia sem fim. Rompimento da barragem causado pelo descaso da Vale, que matou 270 pessoas, completa dois anos com processos judiciais inconclusos, danos ambientais profundos e a dor sem fim dos parentes das vítimas.

Por Cristina Serra

“Não é um luto normal. A minha família foi exterminada. É uma dor profunda saber que essas mortes poderiam ter sido evitadas, que a Vale sabia dos riscos e não fez o que tinha de fazer. Esse meu luto não era para existir.” Assim, Helena Taliberti, 63 anos, explica como tem sido viver desde que, dois anos atrás, a avalanche de lama do complexo da Vale em Brumadinho (MG) matou seus dois filhos, Camila, 33 e Luiz, 31, sua nora, Fernanda, 30, e o bebê que ela carregava no ventre e que se chamaria Lorenzo.

Anúncios

A família de Helena chegara de São Paulo e estava hospedada na pousada Nova Estância, vizinha da barragem, que foi completamente destruída. Camila, Luiz e Fernanda tinham ido a Brumadinho para conhecer Inhotim, museu a céu aberto com um dos maiores acervos de arte contemporânea do país e que escapou da lama. Estavam acompanhados do pai, Adriano da Silva, 61, e da esposa dele, Maria de Lourdes Bueno, 58. Morreram todos.

Eles estão entre as 270 vítimas (número oficial) da maior tragédia humana associada à mineração no Brasil. A Associação dos Familiares das Vítimas e dos Atingidos de Brumadinho (Avabrum) inclui ainda dois nascituros, entre eles Lorenzo, elevando o total para 272. Desse total, onze ainda estão desaparecidas e o Corpo de Bombeiros prossegue na busca pela identificação dos corpos.

Fonte: Projeto Colabora

Salve! Este site é mantido com a venda de nossos produtos. É, também, com um percentual dessas vendas, que apoiamos a luta do Comitê Chico Mendes, no Acre, do povo Krenak, em Minas Gerais, do Museu Kalunga Iaiá Procópia, em Goiás e do povo Xavante, no Mato Grosso. Ao comprar em nossa Loja Xapuri, você fortalece um veículo de comunicação independente, você investe na Resistência. Contamos com você! WhatsApp: 61 9 99611193.

 

 

Anúncios