A Lenda Do Pica-Pau Guardião

Por José Gil Barbosa Terceiro

O escritor Arthur Passos conta em seu livro Lendas e Fatos: Crônicas do Rio Gurgueia, a história do pica-pau guardião, que teria ouvido de moradores do Vale do Gurgueia, na região sul do Piauí.

O que se diz é que existe nas matas da região uma espécie de folha encantada, capaz de livrar a pessoa de todo tipo de mal, além de trazer sorte, riquezas, promover curas e ajudar na solução de diversos problemas. A questão é que, para conseguir a folha mágica, as pessoas precisam recorrer à ajuda do pica-pau, único ser da fauna piauiense que sabe encontrar a tal folha.

Assim, numa sexta-feira da Paixão, a pessoa deve ir para a mata e procurar um ninho de pica-pau, que geralmente fica dentro de um tronco. Ao encontrar o ninho, a pessoa deve esperar o pássaro sair e tapar a entrada do buraco e se esconder para não afugentar a ave, após seu retorno.

Quando o pássaro retorna ao lugar do ninho e encontra a entrada bloqueada, com os filhotes dentro, piando em desespero, o pica-pau corre em busca da folha mágica e, ao encostá-la no bloqueio, como que por mágica, a entrada é liberada de pronto.

Assim, a ave entra no tronco em que fica o ninho para conferir os seus filhotes, deixando a folha cair ao chão. É nesse momento que a pessoa pode pegar a folha mágica, para usá-la como amuleto, ficando, assim, protegida contra todo tipo de mal.

JOSE GILJosé Gil Barbosa Terceiro – Advogado. Folclorista. Gestor do site https://causosassustadoresdopiaui.wordpress.com/. Para essa lenda, o autor cita como fontes: NOLÊTO, Rafael. Mitologia Piaga: Deuses, Encantados, Espíritos e outros Seres Lendários do Piauí. Teresina: Clube de Autores, 2019. PASSOS, Artur. Lendas e Fatos: crônicas do Rio Gurgueia. Rio de Janeiro: IBGE, 1958.

 

 

Block

Salve! Pra você que chegou até aqui, nossa gratidão! Agradecemos especialmente porque sua parceria fortalece  este nosso veículo de comunicação independente, dedicado a garantir um espaço de Resistência pra quem não tem  vez nem voz neste nosso injusto mundo de diferenças e desigualdades. Você pode apoiar nosso trabalho comprando um produto na nossa Loja Xapuri  ou fazendo uma doação de qualquer valor pelo PIX: contato@xapuri.info. Contamos com você! P.S. Segue nosso WhatsApp: 61 9 99611193, caso você queira falar conosco a qualquer hora, a qualquer dia. GRATIDÃO!

<

p style=”text-align: justify;”> 

continua depois da propaganda
continua depois da propaganda