Geralmente, os figos são considerados frutos, no entanto, na realidade, é um conjunto de frutos unidos, também conhecido como flor invertida.

Ou seja, apesar de sua concepção como fruto, os figos são uma infrutescência, uma flor invertida que floresce dentro da bainha avermelhada escura, conhecida popularmente como figo.

Os figos são compostos de vários aquênios, que são na verdade cada um dos frutos de casca dura e a única semente que cada flor produz. Estes aquênios são responsáveis ​​pela textura característica crocante do figo.

Então, ao comer este alimento , você não está comendo uma única fruta (fig.), Mas na verdade você está comendo centenas de frutas ao mesmo tempo.

O verdadeiro protagonista responsável pelos figos

A coisa mais incrível sobre os figos é que, para sua floração, eles exigem envolvimento específico de insetos. Neste caso, uma vespa que se sacrifica e morre dentro da fig.

Isso ocorre porque, para o processo de polinização, o figo não pode contar com o vento ou a chegada de abelhas com pólen de outras frutas para iniciar sua reprodução.

O verdadeiro protagonista de todo esse processo consiste na chamada vespa de figo. Esses insetos têm a responsabilidade de transportar o material genético dessas flores e, assim, permitir sua reprodução.

Por sua vez, as vespas depositam as larvas de suas espécies dentro do figo, de modo que ambos praticam uma relação de simbiose ou mutualismo. Como os figos não podem se reproduzir sem insetos, enquanto eles precisam de um local seguro para depositar suas larvas.

Para realizar esse processo, as vespas fêmeas entram em figos masculinos (que normalmente não são consumidos). Porque eles contêm uma forma especial que facilita o abrigo de ovos de vespa, que morre por dentro para perder suas asas e antenas.

A partir deste momento, os machos jovens da vespa estão preparados para se reproduzir dentro dos figos, pois não possuem asas e meios para deixar a fruta. Com o passar do tempo, procriam com as fêmeas e fazem um túnel de saída, através do qual estas são removidas, carregando o pólen necessário para repetir o ciclo em uma nova figueira.

Sem necessidade de alarme

Embora a presença de insetos dentro dos figos possa causar preocupação com seu consumo, na verdade, os corpos de vespas mortas dentro do figo se decompõem graças a uma enzima da fruta.

Além disso, hoje em dia os figos prontos para consumo humano são partenogenéticos. Ou seja, são alimentos que dão frutos mesmo que não possuam polinizadores, como vespas de figo.

Assim, você pode comer tranquilamente dos frutos desta flor rica e exótica, sem medo ou risco de comer um inseto acidentalmente.

fonte: mundocuriosoeinteresante

Salve! Este site é mantido com a venda de nossas camisetas. É também com a venda de camisetas que apoiamos a luta do Comitê Chico Mendes, no Acre, e a do povo indígena Krenak, em Minas Gerais. Ao comprar uma delas, você fortalece um veículo de comunicação independente, você investe na Resistência. Comprando duas, seu frete sai grátis para qualquer lugar do Brasil. Visite nossa Loja Solidária, ou fale conosco via WhatsApp: 61 9 9961 1193

 

Comentários

%d blogueiros gostam disto: