Pesquisar
Close this search box.

Harpia, a maior ave brasileira

Harpia, a maior ave brasileira atende pelo nome de Harpia (Harpia harpyja) e é também conhecida como gavião-real, gavião-de-penacho, uiraquer, uiruuetê, uiraçu, uiracuir, cutucurim e uiraçu-verdadeiro. Uiruuetê é um termo tupi que contém o termo e’tê, “verdadeiro”. Uiraçu veio do termo tupi para “ave grande”. E uiracuir veio da junção dos termos tupi-guarani para “pássaro” (gwirá, uirá) e para “cortante/afiado” (kuir)

Por Eduardo Pereira

Além de ser a mais pesada das aves brasileiras, chegando a até 12 quilos, nossa harpia é também uma das maiores aves de rapina do planeta. O nome harpia vem da mitologia grega. Os primeiros europeus que aqui chegaram assim a chamaram, comparando-a às monstruosas meio-mulheres/meio-águias da mitologia grega, por sua agilidade e habilidade para a caça.

Gavião-de-penacho e gavião-real, porque tanto o macho como a fêmea têm um lindo penacho na cabeça, com formato semelhante ao de uma coroa que, junto a um tipo de crista de penas largas, se levanta quando a ave ouve algum ruído. Além disso, os olhos pequenos e uma cauda com três faixas cinzentas compõem suas principais características.

Com asas largas e redondas, pernas curtas e grossas, dedos extremamente fortes e garras compridas e poderosas, a harpia é uma ave predadora tremendamente eficaz. Capaz de levantar um carneiro do chão, ela se alimenta principalmente de outras aves e de pequenos mamíferos, que caça com investidas curtas e rápidas. Grandes presas, como preguiças e macacos, costumam ser consumidas parcialmente até poderem ser transportadas para o ninho.

Do alto de seus 90 centímetros de altura e de sua envergadura de até 2,5 metros, a harpia é uma águia adaptada ao voo acrobático em ambientes florestais de espaços fechados, na Amazônia e em outras áreas de remanescentes de florestas na Argentina, na Bolívia, na Colômbia, no México e em algumas áreas da América Central. Há também registros raros da presença da harpia na Mata Atlântica. Como é uma ave muito visada pelos humanos, ela se restringe, atualmente, à Floresta Amazônica.

Fontes:

infoescola

wikipedia


Salve! Pra você que chegou até aqui, nossa gratidão! Agradecemos especialmente porque sua parceria fortalece  este nosso veículo de comunicação independente, dedicado a garantir um espaço de Resistência pra quem não tem  vez nem voz neste nosso injusto mundo de diferenças e desigualdades. Você pode apoiar nosso trabalho comprando um produto na nossa Loja Xapuri  ou fazendo uma doação de qualquer valor pelo PIX: contato@xapuri.info. Contamos com você! P.S. Segue nosso WhatsApp: 61 9 99611193, caso você queira falar conosco a qualquer hora, a qualquer dia. GRATIDÃO!

Caminhando na Floresta


 E-Book Caminhando na Floresta

Um livro imperdível sobre a experiência do autor na convivência com os seringueiros do Vale do Acre nos tempos de Chico Mendes.

COMPRE AQUI

Caminhando na Floresta

 

 

 

0 0 votos
Avaliação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Parcerias

Ads2_parceiros_CNTE
Ads2_parceiros_Bancários
Ads2_parceiros_Sertão_Cerratense
Ads2_parceiros_Brasil_Popular
Ads2_parceiros_Entorno_Sul
Ads2_parceiros_Sinpro
Ads2_parceiros_Fenae
Ads2_parceiros_Inst.Altair
Ads2_parceiros_Fetec
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

REVISTA

REVISTA 113
REVISTA 112
REVISTA 111
REVISTA 110
REVISTA 109
REVISTA 108
REVISTA 107
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

CONTATO

logo xapuri

posts recentes