Mapati: A uva da Amazônia

Soube da Mapati nos quintais das aldeias indígenas do povo Tikuna na região de Tabatinga, que faz divisa terrestre com a cidade colombiana de Letícia, na Amazônia ocidental.

Por Zezé Weiss

Conhecida também como embaúba de vinho, uva taranga preta, cucura e pouroma, que em tupi significa “árvore que ronca”, porque, segundo as crianças indígenas, o vento em suas folhas grandes a faz roncar.

A Mapati é mesmo parecida com a uva, só que seus frutos carnudos e translúcidos são bem maiores, medem de 2 a 4 cm.

Nas casas Tikuna, a Mapati é oferecida em forma de suco, como sinal de hospitalidade. Nas ruas de Tabatinga, seus cachos imensos são vendidos principalmente por jovens indígenas.  Além do costumeiro suco, os frutos também são utilizados em receitas de doces, bolos e sorvetes.

Mais precisamente, conheci a árvore no quintal do meu amigo Adir Tikuna, que fica na floresta, a poucos quilômetros da cidade de Benjamin Constant, no estado do Amazonas.

É uma árvore muito bonita e alta, a que vi tinha no mínimo uns 10 metros, de tronco cilíndrico, cor cinza-claro, mais para o esbranquiçado. Lá do alto da copa, que tem o formato de uma sombrinha aberta, brotam os lindos cachos arroxeados da deliciosa Mapati.

Em alguns locais da Amazônia, a Mapati é utilizada em projetos de reflorestamento, porque cresce rápido, produz precocemente (em até dois anos), alimenta uma grande quantidade de animais, e faz alegria da criançada, que se lambuza com seus deliciosos frutos adocicados.

Fonte de dados sobre a Mapati: aventuras-de-ana-helena

continua depois da propaganda

Publicado originalmente em 03/03/2018.


Salve! Pra você que chegou até aqui, nossa gratidão! Agradecemos especialmente porque sua parceria fortalece este nosso veículo de comunicação independente, dedicado a garantir um espaço de Resistência pra quem não tem vez nem voz neste nosso injusto mundo de diferenças e desigualdades. Você pode apoiar nosso trabalho comprando um produto na nossa Loja Xapuri ou fazendo uma doação de qualquer valor pelo PIX: contato@xapuri.info. Contamos com você! P.S. Segue nosso WhatsApp: 61 9 99611193, caso você queira falar conosco a qualquer hora, a qualquer dia. GRATIDÃO!


E-Book A Verdade Vencerá – Luiz Inácio Lula da Silva

Em entrevista aos jornalistas Juca Kfouri e Maria Inês Nassif, Lula expressa sua indignação com o massacre sofrido ante a farsa da Lava Jato. Imperdível!
COMPRE AQUI

 

 

continua depois da propaganda