Parte da Mata Atlântica, a Mata de Araucárias é um ecossistema que ocorre no sul do Brasil, estendendo-se pelos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul e em manchas esparsas em São Paulo e Minas Gerais.

Embora nela predomine a existência do pinheiro-do-paraná, ou araucária, conhecido por seu nome científico, Araucária angustifólia, a Mata de Araucárias também abriga uma das maiores biodiversidades entre os biomas brasileiros, com suas mais de 300 espécies vegetais e animais.

Diversificada, a flora da Mata de Araucárias tem plantas como: xaxim (Dicksonia sellowiana), pinheiro-bravo (Podocarpus lambertii), araçá (Psidium cattleianum), cedro-rosa (Cedrella fissilis), araticum (Annona rugulosa), imbuia (Ocotea porosa), erva-mate (Ilex paraguariensis), canela-guaicá (Ocotea puberula) e canela-lageana (Ocotea pulchella).

Com suas aves e roedores, a fauna da Mata de Araucárias constitui um elemento importante na dispersão das sementes. Ali vivem a gralha-azul, ave símbolo da Paraná, os esquilos, o gato-mourisco, a cutia, a jararaca, a capivara, o macaco-prego, a jaguatirica, o tamanduá, a preguiça-de-coleira e o mico-leão-dourado.

Bastante peculiar, a Araucária angustifólia é uma planta dioica (planta em que a flor masculina e a feminina nascem em árvores diferentes, o que torna a reprodução mais difícil) da família das coníferas. Seu tronco alcança 2 metros de circunferência e, na altura, chega em média aos 25-30 metros, mas há árvores de 50.

É da Araucária angustifólia, essa árvore de grande dimensão com madeira boa para o comércio, que vem o pinhão, essa semente deliciosa que movimenta milhões de reais para a economia da região. Na natureza, o pinhão é semeado principalmente pelos esquilos e pela gralha azul, ave típica da Mata de Araucárias.

Porém, com o desmatamento, tanto para a exploração madeireira quanto para a expansão da área agrícola, a Mata de Araucárias, que originalmente ocupava cerca de 200.000 km2, foi reduzida a menos de 3% de sua área original. Para salvar o ecossistema, foi criado um plano nacional para a recuperação e preservação da Mata de Araucárias.

Fontes: https://www.resumoescolar.com.br/biologia/curiosidades-sobra-a-mata-de-araucaria/ https://www.infoescola.com/biomas/mata-de-araucarias/

ANOTE:  Este site é mantido com a venda de nossas camisetas. É também com a venda de camisetas que apoiamos a luta de movimentos sociais Brasil afora. Ao comprar uma delas, você fortalece um veículo de comunicação independente, você investe na Resistência. Visite nossa Loja Solidária: https://www.xapuri.info/loja-solidaria. Em Brasília, encomendas com Janaina: 61 9 9611 6826. Camiseta Krenak: https://www.xapuri.info/produto/camiseta-krenak/

 

Comentários

%d blogueiros gostam disto: