fbpx

Muriqui

Por Helho e Nani

Macaco grande, o maior de todos.

Macacão de macacão.

Na maca lá vai o macaco Muriqui.

Para o CTI da extinção.

Helho (Helio Bueno) – jornalista e escritor, e Nani (Ernani Diniz Lucas) – ilustrador e escritor, em Desextinção. Editora Thex, 1997.


10 fatos sobre o Muriqui-do-Sul, o maior primata das Américas   

Nativo da Mata Atlântica, o muriqui-do-sul é considerado um dos maiores “restauradores da floresta”, mas está criticamente ameaçado de extinção, pois restam pouco mais de 1.200 indivíduos

Por Douglas Santos/WWF

O Muriqui-do-Sul (Brachyteles arachnoides), também conhecido como Mono Carvoeiro, está criticamente ameaçado de extinção.

O maior primata das Américas é também considerado um dos maiores “restauradores da floresta”, pois, em apenas um dia, ele pode dispersar sementes de até oito espécies de plantas. Com isso, o muriqui ajuda a conservar a Mata Atlântica, que abriga mananciais de água potável que abastecem os grandes centros urbanos do sudeste do Brasil.

10 fatos sobre o Muriqui-do-Sul
1. Maior primata das Américas;
2. Restam pouco mais de 1.200 indivíduos e sua população segue em declínio;
3. Um macho adulto chega a pesar até 15 kg e medir 59 cm;
4. Alimenta-se de frutos, folhas, flores e lianas (tipo de cipó);
5. Vivem em grupos harmoniosos e sem um dominante aparente;
6. É nativo do Brasil e ocorre apenas na Serra do Mar entre o norte do Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e um pequeno trecho de Minas Gerais;
7. Vive, em média, até 32 anos;
8. A gestação de sete meses pode gerar até dois filhotes. O intervalo entre as gestações varia entre dois e três anos;
9. Os filhotes permanecem nas costas das mães até o desmame que ocorre entre 18 e 24 meses;
10. As maiores ameaças são a perda de habitat natural e a fragmentação de suas populações.


Salve! Pra você que chegou até aqui, nossa gratidão! Agradecemos especialmente porque sua parceria fortalece  este nosso veículo de comunicação independente, dedicado a garantir um espaço de Resistência pra quem não tem  vez nem voz neste nosso injusto mundo de diferenças e desigualdades. Você pode apoiar nosso trabalho comprando um produto na nossa Loja Xapuri  ou fazendo uma doação de qualquer valor pelo PIX: contato@xapuri.info. Contamos com você! P.S. Segue nosso WhatsApp: 61 9 99611193, caso você queira falar conosco a qualquer hora, a qualquer dia. GRATIDÃO!

Caminhando na Floresta

 E-Book Caminhando na Floresta

Um livro imperdível sobre a experiência do autor na convivência com os seringueiros do Vale do Acre nos tempos de Chico Mendes.
COMPRE AQUI

Caminhando na Floresta