A estrela do Pantanal! 

Izalete Tavares

A onça-pintada é o maior felino das Américas, podendo pesar até 158 kg e medir 75 cm de altura. É um animal considerado oficialmente extinto nos Estados Unidos e ameaçado em outros países onde a espécie ocorre.

No Brasil, a onça-pintada está presente na Amazônia, no Pantanal, na Mata Atlântica e, criticamente ameaçada, na Caatinga.  Infelizmente, nos Pampas ela já foi extinta.

Por ser um animal de grande porte, a onça-pintada precisa de uma extensa área para sobreviver e, devido à caça ilegal, queimadas e desmatamento, seu habitat natural está sendo cada vez mais reduzido.

No Pantanal, a história é outra! Onde antes havia fazendeiros matando onças para proteger suas vacas, hoje podemos ver pesssoas que ganham mais com a preservação desses animais do que com suas mortes.

Hoje o Pantanal Norte passou a ser o melhor lugar no mundo para se observar onças-pintadas na natureza. Ali, a região de Porto Jofre tornou-se um verdadeiro refúgio para a espécie e um paraíso para os admiradores da grande estrela do Pantanal, uma vez que a observação à distância, feita de maneira correta, sem nenhum tipo de ceva, não as incomoda.

As onças vão para as margens do Rio Cuiabá e alguns corixos para beber água e capturar suas presas (as preferidas são os jacarés e as capivaras). Nesse momento, graças à experiência dos guias e piloteiros da região, as pessoas que estão nos barcos, fazendo o mínimo de barulho possível, podem vê-las com relativa facilidade. O avistamento de onças já se tornou tão comum por ali que em alguns lugares os guias garantem o avistamento da onça ou seu dinheiro de volta.

No passeio, você pode presenciar cenas incríveis da natureza como, por exemplo, ter a sorte de ver a onça cruzando o rio ou até mesmo caçando sua presa bem diante de seus olhos. Ou quem sabe ver a onça com seus filhotes andando nas margens do rio. Vai depender da sua sorte!

As onças de Porto Jofre são catalogadas e estudadas pelo projeto Jaguar Identification (jtaguaridprojec). A identificação de cada indivíduo é feita com a ajuda de suas manchas pretas. Cada uma possui um formato único, como se fosse nossa impressão digital.

Os nomes são dados de acordo com o comportamento do animal ou por alguma característica única presente nele. E o melhor: se encontrar uma onça-pintada que ainda não está no Jaguar Field Guide, você poderá escolher o nome dela!

Izalete Tavares – Fotógrafa da Vida Selvagem. izaletetavares @izaletetavares no Instagram

 

Salve! Este site é mantido com a venda de nossas camisetas. É também com a venda de camisetas que apoiamos a luta do Comitê Chico Mendes, no Acre, e a do povo indígena Krenak, em Minas Gerais. Ao comprar uma delas, você fortalece um veículo de comunicação independente, você investe na Resistência. Comprando duas, seu frete sai grátis para qualquer lugar do Brasil. Visite nossa Loja Solidária, ou fale conosco via WhatsApp: 61 9 9611 6826.

Comentários

%d blogueiros gostam disto: