O cavalo é um mamífero muito antigo, da ordem dos ungulados pertencente à espécie Equus ferus. O filhote do cavalo é chamado potro e o feminino do cavalo é a égua. A mula e o burro são híbridos do cavalo, que vive de 25 a 40 anos e é parente distante dos rinocerontes, das zebras e das antas.

Para se defender de seus predadores na natureza, o cavalo aprendeu a correr. Hoje a raça mais rápida de cavalos, o puro-sangue inglês (thoroughbred), alcança uma velocidade de 60 km/h. Depois de servir como meio de transporte por vários séculos, o cavalo continua sendo muito usado na área rural, principalmente na agricultura familiar.

No Brasil, essa criatura milenar é hoje fundamental em tratamentos humanizados como a equoterapia, que traz para a saúde humana benefícios como mobilização pélvica, coluna lombar e articulações do quadril; melhora do equilíbrio e da postura; desenvolvimento da coordenação de movimentos entre tronco, membros e visão, e estímulo às sensibilidades tátil, visual, auditiva, olfativa, melhorando a integração sensório-motora.

Esse animal tão amigo do ser humano chegou ao Brasil em três levas, logo no início da colonização portuguesa: em 1534, na Vila de São Vicente; em 1535, na Capitania de Pernambuco; e, na mesma época, na Bahia. E, nas três ocasiões, os animais foram trazidos por Tomé de Sousa.

ANOTE:  Este site é mantido com a venda de nossas camisetas. É também com a venda de camisetas que apoiamos a luta de movimentos sociais Brasil afora. Ao comprar uma delas, você fortalece um veículo de comunicação independente, você investe na Resistência. Visite nossa Loja Solidária: https://www.xapuri.info/loja-solidaria. Em Brasília, encomendas com Janaina: 61 9 9611 6826. Camiseta Itiquira: https://www.xapuri.info/produto/camiseta-itiquira/

Comentários

%d blogueiros gostam disto: