O bico-virado-da-caatinga

Espécie endêmica da Caatinga, o único bioma 100% brasileiro, o bico-virado-da-caatinga (megaxenops parnaguae) é um pássaro de coloração laranja-acastanhada, mais pra ferrugem, com a garganta, as bochechas, a região do entorno do bico e uma estreita faixa superciliar brancas. Mede cerca de 16 centímetros de comprimento e pesa por volta de 26 gramas. Tem por grande diferencial o bico de cor rosada, em forma de cunha, virado para cima…

Por Eduardo Pereira

Também conhecido como bico-virado-grande, segundo a WikiAves (https://www.wikiaves.com/wiki/bico-virado-da-caatinga), o bico-virado-da-caatinga é  um pássaro da ordem dos Passeriformes e a família Furnariidae.

Seu nome científico vem do (grego) megas = grande; e do gênero Xenops, (Illiger, 1811), com origem no idioma grego, xenos = estranho, e de -ōps, ōps = com a face, face; e de parnaguae, paranaguae = referente ao município de Paranaguá no Piauí, Brasil. ⇒ Grande Xenops de Paranaguá ou grande (pássaro) estranho de face branca que vive em Paranaguá.

Alimenta-se de insetos, que captura na folhagem e no emaranhado dos cipós ou nas cascas de galhos que remove em busca de larvas. Pode ser encontrado nos estados do Nordeste – Piauí, Ceará, Pernambuco e Bahia, e há registros da presença do bico-virado-da-caatinga também em Minas Gerais e em Brasília.

Eduardo Pereira
Sociólogo. Produtor Cultural.
@weiss_guru


continua depois da propaganda