Por Eduardo Pereira

Espécie endêmica da Caatinga, o único bioma 100% brasileiro, o bico-virado-da-caatinga (megaxenops parnaguae) é um pássaro de coloração laranja-acastanhada, mais pra ferrugem, com a garganta, as bochechas, a região do entorno do bico e uma estreita faixa superciliar brancas. Mede cerca de 16 centímetros de comprimento e pesa por volta de 26 gramas. Tem por grande diferencial o bico de cor rosada, em forma de cunha, virado para cima.

Também conhecido como bico-virado-grande, segundo a WikiAves (https://www.wikiaves.com/wiki/bico-virado-da-caatinga), o bico-virado-da-caatinga é  um pássaro da ordem dos Passeriformes e a família Furnariidae.

Seu nome científico vem do (grego) megas = grande; e do gênero Xenops, (Illiger, 1811), com origem no idioma grego, xenos = estranho, e de -ōps, ōps = com a face, face; e de parnaguae, paranaguae = referente ao município de Paranaguá no Piauí, Brasil. ⇒ Grande Xenops de Paranaguá ou grande (pássaro) estranho de face branca que vive em Paranaguá.

Alimenta-se de insetos, que captura na folhagem e no emaranhado dos cipós ou nas cascas de galhos que remove em busca de larvas. Pode ser encontrado nos estados do Nordeste – Piauí, Ceará, Pernambuco e Bahia, e há registros da presença do bico-virado-da-caatinga também em Minas Gerais e em Brasília.

Eduardo Pereira
Sociólogo. Produtor Cultural.
@weiss_guru

Salve! Este site é mantido com a venda de nossas camisetas. É também com a venda de camisetas que apoiamos a luta do Comitê Chico Mendes, no Acre, e a do povo indígena Krenak, em Minas Gerais. Ao comprar uma delas, você fortalece um veículo de comunicação independente, você investe na Resistência. Comprando duas, seu frete sai grátis para qualquer lugar do Brasil. Visite nossa Loja Solidária, ou fale conosco via WhatsApp: 61 9 9961 1193.

 

Comentários

%d blogueiros gostam disto: