Orquídeas: Nada de Veneno, use Canela! – A canela é uma especiaria obtida a partir da casca interna de várias espécies de árvores do gênero Cinnamomum, da família Lauraceae, com largo uso na culinária desde sempre, seja em pratos doces ou salgados…

Por Lúcia Resende

A palavra “canela” deriva do latim cannella, diminutivo de canna (tubo, cano), isso porque as cascas, quando secas, se enrolam como tubinhos, a famosa canela “em pau”, lembra?

Suas propriedades são amplamente difundidas, seja como acelerador do metabolismo, seja como anticoagulante (por esta razão não pode haver consumo exagerado) ou antioxidante. Já diziam nossas avós: “canela queima gordura e é boa pro cérebro e pro coração”.

Mas o que minhas avós não me disseram – e aprendi muito mais tarde – é que canela é milagrosa no cultivo de orquídeas, prática que mantenho há quase três décadas.

Pois bem, quer ver suas orquídeas saudáveis, com floração contínua e vigorosa? Use canela! Além de estimular a floração, ela age como um poderoso bactericida e fungicida.

COMO USAR

  • A cada 15 dias, faça um chá, com 1 colher de sopa de canela moída e 2 litros de água. Deixe esfriar, coe e pulverize as orquídeas. Com duas ou três aplicações, a diferença será notável.
  • A cada 60 dias, espalhe sobre o substrato da orquídea um pouco de canela em pó (aproximadamente uma colher de café por vaso).
  • Se notar que uma planta está com alguma folha ou bulbo doente, corte e passe canela em pó diretamente no local do corte, deixando sem molhar por uns três dias.

Obs.:

  1. Pode acrescentar alguns cravos-da-índia ao chá, pois ele afastará as formigas!
  2. No inverno, aumente o intervalo, pois as plantas precisam descansar…

Lúcia Resende


Salve! Pra você que chegou até aqui, nossa gratidão! Agradecemos especialmente porque sua parceria fortalece  este nosso veículo de comunicação independente, dedicado a garantir um espaço de Resistência pra quem não tem  vez nem voz neste nosso injusto mundo de diferenças e desigualdades. Você pode apoiar nosso trabalho comprando um produto na nossa Loja Xapuri  ou fazendo uma doação de qualquer valor pelo PIX: contato@xapuri.info. Contamos com você! P.S. Segue nosso WhatsApp: 61 9 99611193, caso você queira falar conosco a qualquer hora, a qualquer dia. GRATIDÃO!

continua depois da propaganda

Revista Xapuri

Mais do que uma Revista, um espaço de Resistência. Há seis anos, faça chuva ou faça sol, esperneando daqui, esperneando dacolá, todo santo mês nossa Revista Xapuri  leva informação e esperança para milhares de pessoas no Brasil inteiro. Agora, nesses tempos bicudos de pandemia, precisamos contar com você que nos lê, para seguir imprimindo a Revista Xapuri. VOCÊ PODE NOS AJUDAR COM UMA ASSINATURA? 

ASSINE AQUI

continua depois da propaganda