A canela é uma especiaria obtida a partir da casca interna de várias espécies de árvores do gênero Cinnamomum, da família Lauraceae, com largo uso na culinária desde sempre, seja em pratos doces ou salgados.

A palavra “canela” deriva do latim cannella, diminutivo de canna (tubo, cano), isso porque as cascas, quando secas, se enrolam como tubinhos, a famosa canela “em pau”, lembra?

Suas propriedades são amplamente difundidas, seja como acelerador do metabolismo, seja como anticoagulante (por esta razão não pode haver consumo exagerado) ou antioxidante. Já diziam nossas avós: “canela queima gordura e é boa pro cérebro e pro coração”.

Mas o que minhas avós não me disseram – e aprendi muito mais tarde – é que canela é milagrosa no cultivo de orquídeas, prática que mantenho há quase três décadas.

Pois bem, quer ver suas orquídeas saudáveis, com floração contínua e vigorosa? Use canela! Além de estimular a floração, ela age como um poderoso bactericida e fungicida.

COMO USAR

  • A cada 15 dias, faça um chá, com 1 colher de sopa de canela moída e 2 litros de água. Deixe esfriar, coe e pulverize as orquídeas. Com duas ou três aplicações, a diferença será notável.
  • A cada 60 dias, espalhe sobre o substrato da orquídea um pouco de canela em pó (aproximadamente uma colher de café por vaso).
  • Se notar que uma planta está com alguma folha ou bulbo doente, corte e passe canela em pó diretamente no local do corte, deixando sem molhar por uns três dias.

Obs.:

  1. Pode acrescentar alguns cravos-da-índia ao chá, pois ele afastará as formigas!
  2. No inverno, aumente o intervalo, pois as plantas precisam descansar…

Lúcia Resende

Salve! Este site é mantido com a venda de nossas camisetas. É também com a venda de camisetas que apoiamos a luta do Comitê Chico Mendes, no Acre, e a do povo indígena Krenak, em Minas Gerais. Ao comprar uma delas, você fortalece um veículo de comunicação independente, você investe na Resistência. Comprando duas, seu frete sai grátis para qualquer lugar do Brasil. Visite nossa Loja Solidária, ou fale conosco via WhatsApp: 61 9 99611193.

Comentários

%d blogueiros gostam disto: