Novo Segredo – Queimando mato verde para afastar formigas

Não conseguimos chegar no Novo Segredo ontem a noite, por isso tivemos que dormir na antiga colocação Boa Viagem, do Aladim Sereno.

O filho do Aladim, Osvaldo, levou um tiro dos índios conhecidos como “os brabos”. Eles também são conhecidos como Jaminawa, ou Yaminawa, na língua Hatcha Kuin.

Os indígenas de alguns desses grupos ainda andam nus, com um cipó Envira amarrado no sexo; os cabelos são compridos nas laterais e raspados no meio.

Esses grupos andam “perambulando” pelas cabeceiras dos rios na região do Alto Juruá, na fronteira com o Peru. Transitam pela região do Alto Rio Jordão, mas não têm contato direto com o nosso mundo “Babilônico”.

Durante suas “perambulações”, esses “brabos” podem saquear utensílios dos outros grupos já contactados, que também habitam a mesma região. Até muito recentemente eles não estabeleciam nenhum tipo de diálogo com os outros indígenas ou ribeirinhos.

Aladim Sereno fugiu da Colocação Boa  Viagem com medo dos “brabos”, depois que seu filho levou o tiro. E foi exatamente nessa Colocação abandonada no meio da floresta profunda, que tivemos que passar a noite, cercada apenas de mato por todos os lados, natureza majestosa, maciça, quase opressiva.

Durante as primeiras horas que passamos na Colocação, tivemos que queimar muito mato verde para espantar as imensas formigas que haviam dominado. As bichinhas tinham, literalmente, tomado tomado conta do “Pico”.

Txai Macêdo ficou jogando mamão verde quando foi ao “banheiro” e todo mundo se assustou pensando que já eram “os brabos”. Nicole dormiu com um pau, uma lanterna, um terçado e um revolver debaixo da rede dela.

Eu sonhei que um deles, o que tinha o cabelo cortado em estilo cuia com uma auréola de cipó Envira, tinha vindo bem pertinho da minha rede.

Naquela época eu pensei que havia sido um sonho e fiquei tranquila. Há poucos anos atrás, acredito que em 2014, filmaram um desses grupos pela primeira vez. Eles colocavam as mãos nos ouvidos e na cabeça, tentando expressar algo… e qual não foi minha surpresa ao ver exatamente aquele cabelinho-cuia com a auréola de cipó Envira!

Meu Pai… durante muitos anos eu pensei ter sido apenas minha imaginação, mas não havia sido um sonho. Quando vi as imagens na mídia nacional me percorreu um frio na espinha e na barriga!

Dormimos com muito medo, depois de bebermos uma única cuia de leite com chocolate, pois nossa comida já havia acabado. Nossa equipe e os Huni Kuin, estavam cansados, molhados, famintos e quase apavorados.

Mas no coração de cada um de nós, morava a certeza de que amanhã: Um Novo Segredo… e depois de cruzar esse Portal, só “graduação.”

ANOTE AÍ:

Este texto faz parte da Série Diários da Amazônia: A Viagem e Os Huni Kuin – Abraço Primitivo,  uma coleção de livros em preparo por Virginia Gandres – Arqueóloga,  escritora, produtora cultural e indigenista por paixão e dedicação à Amazônia e aos povos que nela vivem.

Este relato conta a história de uma de suas muitas viagens ao coração das florestas do Acre, desta vez em companhia de Nicole Allgranti, Antônio Macêdo, Ibã Huni Kuin e Txai Terri Aquino. O grupo empreendeu viagem entre os Rios Jordão e Juruá, nas Terras Indígenas Kaxinawa, próximas às áreas ocupadas por índios isolados.

O Projeto Diários da Amazônia conta com o apoio de: Adriano Domenico Siciliani, Ana Luisa Anjos, Angelo Bonelli, Cecilia Grosso, Ernesto Neto, Fernanda Finamore Simon, Jörgen Skjelsbæk, Marcia Andrade, Marcio de Andrade, Maria Nepomuceno, Mario Freire, Vanessa Grenier F. Motta.

 

 

NOTA DO TXAI MACÊDO – Sertanista e indigenista acreano, membro da equipe de viagem:

Aladim teve que se mudar da colocação e é bom que se fale que Aladim é um chefe de família Hunikuin.

A família de Aladim teve um conflito inesperado com os txais isolados bem como também já tinha havido confronto entre outras famílias Hunikuin e os isolados.

Pelo pouco que pude acompanhar nos casos de conflito que se conheceu envolvendo isolados e índios em vias de integração, bem como famílias de não-índios, quase sempre se deu em represália a ataques sofridos pelos isolados. Muitos conflitos envolvendo isolados e não-isolados promoveram mortes.

About The Author

Virgínia Gandres

Related Posts

2 Responses

    • Eduardo Pereira
      Eduardo Pereira

      O pior é que queima, basta ter algo de seco para alimentar a combustão e todo o mato queima.

      Responder

Deixe uma resposta