No estado do Amazonas, 2,83 milhões de hectares de Unidades de Conservação recém-criadas, incluindo: duas Terras Indígenas (em  Autazes e Careiro da Várzea);  a APA Campos de Manicoré;  a Rebio Manicoré; o Parna do Acari;  as Flonas do Aripuanã e de Urupadi;  e a ampliação da Flona Amana,  estão em risco de serem revogadas pelo governo interino de Michel Temer.

Parlamentares estaduais e federais do Amazonas recém formalizaram  junto à  Casa Civil da Presidência da República o pedido da revogação das áreas, atendendo a reivindicação de entidades ligadas ao setor rural no estado, que se diz prejudicado com a criação das áreas protegidas.

Localizadas no sul do Amazonas, nos municípios de Apuí, Novo Aripuanã, Borba, Manicoré e Maués, as áreas, unidades de conservação federais, foram criadas pela presidenta Dilma Rousseff,  nos dias 11 e 12 de maio, pouco antes de seu afastamento da  Presidência da República pelo golpe parlamentar-midiático liderado por  Michel Temer.

Segundo a WWF Brasil , existem  estudos significativos sobre potencial de manejo florestal sustentável, por comunidades de populações tradicionais e por concessões, e turismo nessas UCs, por se tratar de   uma região com riquíssima biodiversidade, com um grande número de espécies de aves (800) e mamíferos, particularmente macacos, com descobertas recentes,  e  potencial para novas espécies ainda não conhecidas.

Para solicitar a revogação das áreas protegidas, os parlamentares alegam fragilidade nos estudos que deram  base técnica e legal às UCs.  Ambientalistas argumentam que  o processo seguiu seu curso normal, inclusive com consultas públicas nos municípios, reuniões  em Manaus, oitivas aos outros órgãos federais (SPU, Incra, Funai, MME, MAPA), negociações bilaterais, passagem por crivos legais no ICMBio, no Ministério do Meio Ambiente e na Casa Civil da Presidência da República.

Fontes:
https://site-antigo.socioambiental.org
http://wwf.org.br

ANOTE AÍ:
APA – Área de Proteção Ambiental

 Flona – Floresta Nacional

Rebio – Reserva Biológica

Parna – Parque Nacional

UC – Unidade de Conservação

 

About The Author

Xapuri

Related Posts

Deixe uma resposta