Por Iêda Leal

O secretário de Cultura do governo Bolsonaro, Roberto Alvim, foi demitido depois de publicar um vídeo em que cita o discurso e imita Joseph Goebbels, ministro da propaganda de Adolf Hitler. Não há coincidência inocente no uso das frases e da postura nazistas.

O discurso do ex-secretário foi considerado pelo presidente, ao demiti-lo, apenas “infeliz” porque o seu subordinado disse no momento errado uma verdade defendida por ele e aliados. Afinal, o seu discurso escancara a raiz do pensamento deste governo racista, machista e homofóbico.

O que Alvim fez foi retirar as sombras do discurso de ódio promovido e divulgado pelo presidente, evidenciando o caráter nazista do governo, sem disfarces. Isto incomodou os poderosos que apoiam e inflamam a política econômica de Paulo Guedes e Rodrigo Maia.

Exonerar Alvim não minimiza o comprometimento do governo com o ideário nazi-fascista. Ao contrário, revela a estratégia do tipo de governo que colocou o Brasil no painel internacional dos crimes contra a humanidade.

O governo tenta nos inviabilizar e destruir nossas forças com ações antidemocráticas, autoritárias, arbitrárias. Porém, mais do que nunca, não podemos nos omitir diante dos ataques deliberados contra a população negra, os povos indígenas, mulheres, comunidade LGBT+, artistas, jornalistas e contra a classe trabalhadora.

Precisamos nos organizar nacional e internacionalmente para a luta. Com a força inspirada na luta daqueles e daquelas que enfrentaram o nazismo, a escravidão, a ditadura, a xenofobia e todas as formas de opressão; vamos organizar uma frente contra esse governo. Essa é a chamada. Vamos agora!

Não aceitamos um governo nazi-fascista. Nunca!!! Nossos passos vêm de longe. Nossa luta continua!

Iêda Leal – Coordenadora Nacional do Movimento Negro Unificado (MNU).

Foto: EBC

Salve! Este site é mantido com a venda de nossas camisetas. É também com a venda de camisetas que apoiamos a luta do Comitê Chico Mendes, no Acre, e a do povo indígena Krenak, em Minas Gerais. Ao comprar uma delas, você fortalece um veículo de comunicação independente, você investe na Resistência. Comprando duas, seu frete sai grátis para qualquer lugar do Brasil. Visite nossa Loja Solidária, ou fale conosco via WhatsApp: 61 9 9611 6826.

Leave a Reply

Your email address will not be published.