Por Eduardo Pereira

Precisou a revista norte-americana Departures, especializada em viagens, declarar Tiradentes a cidade mais bonita do Brasil pra gente pensar que, de fato, pra nós também Tiradentes é uma lindeza de cidade, um dos recantos mais bonitos do Brasil.

Localizada a menos de 200 km de Belo Horizonte, capital do estado de Minas Gerais, é uma pérola da arquitetura barroca, um patrimônio preservado, um lugar para caminhar a pé, com muita calma e vagar, entre ruas de paralelepípedos, belas lojas de artesanato mineiro e deliciosos cafés.

Nascida aos pés da Serra de São José, a cidade era apenas um rico arraial minerador no começo do século XVIII. Em 1718, passou a ser Vila São José, em homenagem ao então príncipe português D. José I.

Com a Proclamação da República (1889), o município passou a se chamar Tiradentes, nome do mártir da Inconfidência Mineira (1789), nascido na região e que morreu lutando contra a monarquia portuguesa. Quando o ouro se tornou escasso nas redondezas, a cidade perdeu relevância, sendo redescoberta na década de 1970.

Excepcionalmente preservado graças ao baixo movimento durante muitas décadas, o conjunto arquitetônico barroco de Tiradentes reúne joias como o encantador Chafariz de São José, construído em 1749 para abastecer a cidade de água potável e que está em funcionamento até hoje.

Eduardo Pereira – Sociólogo, com informações da Revista Departures e da EMBRATUR.

Salve! Este site é mantido com a venda de nossas camisetas. É também com a venda de camisetas que apoiamos a luta do Comitê Chico Mendes, no Acre, e a do povo indígena Krenak, em Minas Gerais. Ao comprar uma delas, você fortalece um veículo de comunicação independente, você investe na Resistência. Comprando duas, seu frete sai grátis para qualquer lugar do Brasil. Visite nossa Loja Solidária, ou fale conosco via WhatsApp: 61 9 99611193

 

 

 

Anúncios

Comentários