Bancários Brasília: Uma TV a serviço dos trabalhadores

Em 3 de junho de 2016 a TV Bancários celebrou seu aniversário no ar.

Veiculada pela TV Comunitária (Canal 12 da NET) e redistribuída via Internet pelas plataformas digitais do Sindicato dos Bancários de Brasília, a TV combtc1pletou seu primeiro ciclo de vida com uma programação robusta, respeitada pela comunidade dos bancários e por toda a sociedade brasiliense.

Espaço criado para divulgar o trabalho do Sindicato em defesa dos bancários, o programa inovou para, desde sua primeira edição, veiculada em 5 de junho, tratar também de temas mais densos, como o Relatório Simplificado da Comissão da Verdade, produzido pelo Sindicato sobre o impacto da ditadura civil-militar na vida de militantes bancários e suas famílias.

“É nosso dever dar transparência ao que ocorreu com as bancárias e bancários durante o golpe de 1964, para que as perseguições, as torturas e as mortes não venham a ocorrer entras os trabalhadores das gerações presentes e futuras”, diz Eduardo Araújo, presidente do Sindicato, sobre a imbtc2portância da divulgação do Relatório durante o primeiro programa.

Desde então, nas 46 edições seguintes, o programa continuou acompanhando a pauta social nacional e colocou no ar discussões relevantes para a categoria e para o povo de Brasília como o assédio sexual, a precarização das relações de trabalho, a reestruturação entre bancos públicos e privados, a segurança bancária.

Semanal, o programa conta com os quadros ‘Além de bancário, eu sou.…’, ‘Dias de Luta’, ‘Estamos de olho’, ‘Pelas ruas’, ‘Profissão Bancário’ e ‘Saúde é o que interessa’. O TV Bancários é produzido pelo jornalista Rodrigo Couto.

“Já entrevistamos Rodrigo Britto, presidente da CUT Brasília; Lucélia Aguiar, presidenta da Comissão da Verdade sobre a Escravidão Negra no DF e Entorno; Beto Almeida, integrante do Conselho Editorial do jornal Brasil Popular, e muito mais gente importante para a nossa luta”, diz Rafael Zanon, secretário de Imprensa do Sindicato.


Salve! Pra você que chegou até aqui, nossa gratidão! Agradecemos especialmente porque sua parceria fortalece  este nosso veículo de comunicação independente, dedicado a garantir um espaço de Resistência pra quem não tem vez nem voz neste nosso injusto mundo de diferenças e desigualdades. Você pode apoiar nosso trabalho comprando um produto na nossa Loja Xapuri  ou fazendo uma doação de qualquer valor pelo PIX: contato@xapuri.info. Contamos com você!

P.S. Segue nosso WhatsApp61 9 99611193, caso você queira falar conosco a qualquer hora, a qualquer dia. GRATIDÃO!


Leia a Revista Xapuri – Edição Nº 81



QUERO ASSINAR

 

continua depois da propaganda